Continua após publicidade

Dicas para comprar uma geladeira usada

Comprar eletrodomésticos de segunda mão é uma forma de economizar. Confira quais aspectos é preciso considerar antes de comprar uma geladeira usada:

Por Redação
1 out 2024, 13h00

Adquirir eletrodomésticos de segunda mão por meio de plataformas de compra e venda online pode ser uma alternativa para mobiliar a casa sem comprometer o orçamento. No entanto, é preciso estar atento a alguns aspectos para garantir que o produto atenda às expectativas e ofereça bom custo-benefício.

Casa no Guarujá de 600 m² tem jardim tropical e piscina com prainha. Projeto Stal Arquitetura. Na foto, copa com armários de madeira e geladeira.
Projeto Stal Arquitetura. (Evelyn Muller/Casa.com.br)

“A economia circular permite que os brasileiros equilibrem suas finanças com a compra de produtos que realmente desejam. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente o item, garantindo qualidade e segurança. Equipar a casa com eletrodomésticos usados pode ter economia de até 76%”, comenta Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

Veja mais dicas da marca para comprar uma geladeira usada:

1. Tamanho e capacidade

Antes da compra, verifique o tamanho e a capacidade, considerando o espaço disponível na cozinha e garantindo uma zona de segurança de 10 a 15 cm ao redor do aparelho. Confira o armazenamento interno, atualmente, a maioria das marcas oferece geladeiras com capacidade mínima de 261 litros. Na OLX é possível encontrar modelos usados com menos de 240 litros.

Continua após a publicidade

2. Tipo de degelo

Preste atenção ao tipo de degelo, pois a forma como é realizado indica a maneira como a manutenção deve ser feita. É fundamental conferir se o sistema funciona adequadamente ou se apresenta algum defeito.

3. Potência e consumo

Considere a potência e o consumo de energia do aparelho, assegurando eficácia na refrigeração e economia. Assim como outros eletrodomésticos, a geladeira consome uma quantidade significativa de eletricidade.

Para reduzir esse consumo, verifique o selo adesivo que acompanha o equipamento. O ideal é optar por modelos com classificação A que apresentam consumo reduzido. A classificação vai de A a F, sendo F o menos econômico.

Continua após a publicidade
Apê 46 m2 adega suspensa cozinha preta escondida Jordana Goes decoracao preto branco cozinha armario geladeira vermelha
Projeto de Jordana Goes. (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Confira a seguir dicas gerais da OLX para adquirir eletrodomésticos de segunda mão:

  1. Alguns eletrodomésticos podem oferecer longevidade e desempenho aceitáveis mesmo após anos de uso. Já outros podem trazer surpresas desagradáveis, como a necessidade de reparos imediatos ou uma baixa eficiência energética, que pode resultar em um aumento na conta de energia. Por isso, é importante verificar todas as informações sobre o produto.
  2. Os eletrodomésticos mais comuns são itens essenciais em qualquer casa e, muitas vezes, encontram-se disponíveis devido às mudanças, atualizações de modelos ou simplesmente porque alguém está se desfazendo do que já não lhe serve mais. Mas, como trata-se de itens com mecanismos de funcionamento complexos, é fundamental verificar o estado de conservação e funcionamento. Uma ótima estratégia é priorizar marcas reconhecidas pela durabilidade e possibilidade de encontrar peças de reposição facilmente.
  3. Faça pesquisas e compare para assegurar que você está fazendo um negócio seguro. Educação financeira e responsabilidade são essenciais para fazer essas escolhas de forma eficaz.
  4. Leia atentamente os anúncios e preste atenção às descrições, detalhes do produto, idade do aparelho e imagens fornecidas. Se algo não estiver claro, elabore uma lista de perguntas para o vendedor, que podem ser feitas no chat da OLX.
  5. Pergunte sobre o motivo da venda, o estado de conservação do eletrodoméstico, a existência de possíveis defeitos, a garantia e se é possível testar o produto antes da compra.
Continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade