Continua após publicidade

Dicas imperdíveis para uma casa cheirosa mesmo com pets

Os pets são a alegria de todos, porém os odores podem se acumular com a rotina. Veja como eliminá-los:

Por Redação
Atualizado em 8 out 2024, 17h31 - Publicado em 8 out 2024, 13h00
Projeto de Paiva e Passarini Arquitetura. Cachorro sentado em sofá.
Projeto de Paiva e Passarini Arquitetura. (Xavier Neto/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Os pets são a alma da casa, responsáveis por trazer momentos de descontração e de carinho para o dia a dia, proporcionando sorrisos e muito amor para quem convive com eles. Mas há quem possa reconsiderar inserir um animal de estimação na rotina por conta da bagunça e dos passos extras de limpeza que os bichinhos podem trazer.

No entanto, o segredo para manter a casa em ordem com a chegada de um animal é a frequência da manutenção, que deve ser diária, e de alguns passos da faxina mais pesada, que podem ajudar a trazer praticidade e casa cheirosa todos os dias. Para ajudar nesse momento, Danielle Barbizan, Gerente de Fragrâncias da Reckitt Hygiene Industrial, dona das marcas Veja e Bom Ar, dá 5 dicas que vão garantir que sua casa fique cheirosa mesmo com pets:

Pet Friendly: Suítes Despertar na CASACOR SC tem banheiro exclusivo para pets. Projeto de Mathues Xavier.
Projeto de Mathues Xavier. (Lio Simas/Divulgação)

Aspire os pelos

Parte de ter um bichinho em casa é aprender a lidar com a quantidade de pelo que os animais soltam. Pelos, poeira e ácaros podem acabar se misturando no ambiente e, quando varridos com a vassoura, soltam partículas no ar que são um prato cheio para crises respiratórias. Por isso, prefira sempre usar o aspirador de pó durante a faxina, tanto no chão como em superfícies e estofados, finalizando sempre com um pano umedecido por desinfetantes que possam ser aplicados em diversas superfícies. Este hábito recolherá o residual de partículas que o aspirador eventualmente pode deixar para trás.

Sofá ilha cria dois ambientes no living: uma sala de TV e um estar para conviver. Projeto de Doppio Arquitetura. Na foto, cachorro em cima de sofá, cortina.
Projeto de Doppio Arquitetura. (Luana Mangini/Divulgação)
Continua após a publicidade

Neutralização de odores

Opte por um odorizante de ambientes que tenha tecnologia de neutralização de odores, já que ele possui partículas capazes de deixar seu lar livre do mau cheiro deixado pelos pets que fica suspenso no ar, como o odor de caixas de areia ou tapetes higiênicos, por exemplo. Para garantir que a perfumação perdure por mais tempo, adicione também um difusor elétrico na rotina.

Apê de 72 m² colorido e vibrante tem canto alemão e sapateira no hall rosa. Projeto de Abrazo Interiores. Na foto, quarto, parede verde clara, cachorro na cama.
Projeto de Abrazo Interiores. (Julia Herman/Divulgação)
Continua após a publicidade

Higienização frequente

Todos os itens dos pets devem ser higienizados regularmente, como brinquedos, comedouros e caminhas, além de manter uma rotina de banhos e escovação do próprio animal. Isso vai evitar com que o cheiro fique impregnado nos tecidos e nos lugares em que ele costuma passar mais tempo.

Aqui a dica é utilizar um produto de limpeza pesada, seguido por um limpador perfumado que conte com a tecnologia de neutralização de odores. Esse passo vai fazer toda diferença para deixar os pisos das áreas do seu pet não só limpos, mas também livres de odores que, a longo prazo, podem ficar impregnados nas superfícies.

Ventilação

Ter uma corrente de ar sempre passando pelos cômodos também é importante para que o cheiro circule e não fique impregnado nos ambientes. Abra as janelas regularmente e deixe a ventilação natural agir em casa. Como ajuda adicional, utilize um odorizante de ambientes automatizado com tecnologia de controle de mau odor, principalmente em cantinhos e locais onde a ventilação é mais comprometida, para fazer com que os odores que ficam presos sejam neutralizados e sua casa fique sempre cheirosa.

Continua após a publicidade
Publicidade