Como evitar que bactérias do vaso contaminem o ambiente

Ações do dia a dia podem prevenir contaminações cruzadas no banheiro.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 dez 2024, 19h00
Evite o mofo no banheiro com essas dicas. Na foto, pessoa limpando o vaso sanitário.
 (Karolina Grabowska/Pexels)
Continua após publicidade

Você sabia que o vaso sanitário pode acumular cerca de 480 mil bactérias por cm²? É o que afirma um estudo realizado pelo microbiologista Charles Gerba, da Universidade do Arizona, sobre a concentração bacteriana. 

A ideia de conviver com essa quantidade de microrganismos no próprio banheiro pode ser assustadora, mas a boa notícia é que com medidas básicas de higiene e atenção aos utensílios usados, é possível minimizar os riscos. 

Como evitar que bactérias do vaso contaminem o ambiente
(Kaboompics.com/Pexels)

Vale lembrar que as bactérias podem ser divididas em dois grupos: dérmicas, que não representam altos riscos à saúde, e patogênicas, que podem ser prejudiciais. 

Confira algumas dicas da Reckitt Industrial, fabricante das marcas Harpic e Veja, para ajudar você a manter o ambiente mais seguro e limpo:

Como evitar que bactérias do vaso contaminem o ambiente
(Kaboompics.com/Pexels)
Continua após a publicidade

De quanto em quanto tempo preciso limpar o vaso sanitário?

De acordo com Elvis Barreto, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Reckitt, o vaso sanitário deve ser desinfetado de duas a três vezes por semana, dependendo da quantidade de pessoas que o utilizam. O recomendado é sempre dar preferência a limpadores e desinfetantes próprios para o vaso e o banheiro, garantindo um bom resultado. E não se esqueça: tanto o interior do vaso quanto o assento e a tampa precisam de atenção e devem ser limpos com frequência.

Como evitar que bactérias do vaso contaminem o ambiente
(Kaboompics.com/Pexels)

Dicas para evitar contaminações

Use utensílios separados

Ao limpar o vaso sanitário, é fundamental não reutilizar o mesmo pano em outras superfícies e objetos. Tenha panos, esponjas e luvas específicas para a limpeza do banheiro. Isso evita a contaminação cruzada – ou seja, a transferência das bactérias do vaso sanitário para outros objetos e superfícies. 

Continua após a publicidade

Lave as mãos após a faxina

O mesmo princípio dos utensílios também serve para as mãos. Ao terminar a limpeza do vaso, faça a higienização das mãos para que as bactérias não sejam transferidas.

Como evitar que bactérias do vaso contaminem o ambiente
(Matilda Wormwood/Pexels)

Dê descarga com a tampa abaixada

Uma pesquisa divulgada pela revista Scientific Reports revelou que, ao dar descarga com a tampa levantada, as partículas podem atingir até 1,5 metros de altura em apenas oito segundos. Isso faz com que as bactérias fiquem suspensas no ar por horas, contaminando superfícies e objetos no banheiro, como as escovas de dentes. Por isso, sempre abaixe a tampa do vaso antes de acionar a descarga.

Publicidade