Cinco perigos invisíveis durante a limpeza da casa
De tapetes dobrados a fios desencapados, conheça riscos presentes na rotina da faxina e saiba como evitá-los

Não há nada mais prazeroso do que uma casa limpa, organizada e cheirosa. Mas a rotina de limpeza pode esconder perigos que passam despercebidos no dia a dia e no trabalho “automático”, provocando acidentes e colocando em risco até mesmo a vida de quem realiza a faxina.
“A manutenção da casa é primordial para manter a saúde e segurança dos seus moradores, mas quem cuida da faxina também precisa estar atento”, alerta Adriana Saeka, especialista em limpeza da Ecoville Canoas, fabricante de produtos de limpeza.
Confira cinco situações de limpeza que podem ser fontes de risco e como executá-las de maneira segura:
Janelas e vidraças: aqui a atenção deve ser redobrada para quem mora em casas assobradadas e prédios. Na maioria das vezes, a pessoa se apoia na esquadria e projeta o corpo para fora para realizar a limpeza da parte externa das janelas, o que não deve ser feito, pois há risco de queda. O mercado oferece utensílios e acessórios específicos para a limpeza de vidraças, como sistemas de ímãs, extensores, entre outros. Assim, é possível percorrer e realizar a limpeza da parte externa com segurança.

Pisos lisos e tapetes: estes são outros vilões da segurança doméstica. Quem nunca tropeçou ou escorregou num tapete que atire a primeira pedra. O mesmo vale para o chão molhado com sabão da limpeza. Pisos com propriedades antiderrapantes são os mais indicados para as residências, especialmente se há crianças ou idosos morando nelas. Durante a limpeza, também é ideal utilizar calçados emborrachados, que reduzem o risco de queda. No que se refere aos tapetes, é possível colocar um adesivo próprio para esta finalidade sob o tecido de forma a fixá-lo ao chão para que não se movimente quando alguém caminha sobre ele.

Fios elétricos soltos ou desencapados: sempre fique de olho na manutenção da rede elétrica da casa. Observe se os aparelhos piscam de vez em quando e sempre olhe as caixinhas de tomadas. Se necessário, chame um eletricista para fazer essa vistoria. Como a limpeza da casa envolve o consumo de água e retirada do pó de áreas diversas, que incluem tomadas e interruptores, o risco de choque é iminente e, dependendo da voltagem, pode ser fatal.
Misturinhas caseiras: as misturas de produtos de limpeza são comuns, mas representam um verdadeiro perigo. Embora pareçam inofensivas, as misturas combinam diferentes componentes químicos que podem causar alergias e intoxicações à saúde, além de danos às superfícies onde são aplicadas.
“Ter em mente esses perigos invisíveis e tomar medidas preventivas, sem a mentalidade de que com a gente nunca vai acontecer, evita acidentes graves e colabora para um ambiente limpo, seguro e saudável para todos”, finaliza Adriana.