Rosa
“Harmoniza as relações e amplia o interesse pela vida”, afirma a aromaterapeuta Simone Dias. No entanto, esse óleo essencial costuma ter custo elevado. Uma maneira mais em conta de trazer o perfume ao ambiente – e ainda embelezá-lo – é apostar em arranjos com a flor.
Devido a sua conhecida ação calmante, que favorece o sono e ajuda a reduzir a hiperatividade, Samia recomenda o uso desse óleo essencial no dormitório – a aplicação pode ser feita por meio de água perfumada ou difusor.
Gengibre
Apesar de muito utilizado na medicina chinesa, seu óleo essencial é pouco lembrado na hora de perfumar ambientes. “É um aroma quente e revigorante”, diz Samia.
Camomila
No caso desse aroma leve e floral, Samia diz que é mais comum o emprego da essência, uma solução sintetizada a partir do óleo essencial.
Alecrim
“Eu o chamo de óleo essencial da clareza, pois melhora a concentração e alivia a fadiga mental, além de trazer sensação de frescor”, observa Simone.
Canela
“Estimula a criatividade e aumenta a energia vital”, aponta Simone, que recomenda a utilização do óleo essencial na sala, a fim de elevar o astral.
Cítrico
Energizantes, esses aromas são indicados para a cozinha, onde contribuem para neutralizar o cheiro de gordura. Nem é preciso recorrer ao óleo essencial: “Junte casca seca de laranja, canela em pau, cravo e giz escolar em uma trouxinha de tecido e coloque esse sachê em armários e gavetas”, ensina Samia.
Cravo
Óleo essencial revigorante que pode, quando associado ao de citronela, ser usado como repelente de insetos. “Basta pingar uma gota de cada em um chumaço de algodão”, ensina a aromaterapeuta Samia Maluf.
Hortelã
Estimula o físico e a mente. Por isso, aplicações desse óleo essencial caem como uma luva para o escritório, pois criam um clima propício à produtividade.
Noz-moscada
“Indicado para alegrar o ambiente, esse óleo essencial requer cuidado no manuseio, para evitar irritação na pele”, adverte Simone. Pingue 15 gotas em um difusor elétrico para aromatizar uma área de 30 m².