Seu jardim pode estar atraindo escorpiões! Veja quais plantas evitar
O biólogo e paisagista Júlio Sousa explica como algumas plantas servem de abrigo para os escorpiões e o que fazer para evitar que eles ali se proliferem.
Os meses de agosto e setembro, que marcam a entrada da primavera, são a época de reprodução dos escorpiões, portanto é preciso redobrar os cuidados na casa e no jardim. Ainda que esses animais não sejam atraídos por espécies específicas, o biólogo e paisagista Júlio Sousa alerta que algumas plantas podem servir de lar para os aracnídeos.
“Existem plantas que podem agir como abrigo pois criam um ambiente úmido, escuro e com frestas, como bromélias e outras plantas rasteiras e densas. Além das plantas, troncos, vasos com fendas e frestas também servem de abrigo”, explica.
Algumas plantas que merecem atenção são:
- Bromélias
- Palmeiras-leque mexicanas
https://br.pinterest.com/pin/37365871898808200/ - Costela-de-Adão
Projeto de Marcilene Monzani Paisagismo. (Fábio d’ Moràes/Divulgação) - Hera e outras plantas trepadeiras densas
Como evitar escorpiões no jardim
A principal profilaxia contra os ataques de escorpião no jardim é a manutenção adequada. Evite espécies com troncos e fendas ou ornamentos de jardim que tenham essas características. “A remoção de folhas secas e a poda regular é essencial para evitar que seu jardim se torne um possível ambiente para escorpiões”, afirma Julio.
Caso haja uma picada, mantenha a calma, lave a ferida com água e sabão e procure atendimento médico imediatamente. Se for possível, leve o escorpião (ou uma foto) para facilitar a identificação da espécie e o tipo de tratamento apropriado.





