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Qual é o perfil do jardineiro do Brasil?

Quais são as plantas mais populares? Quais os insumos mais buscados? Veja os resultados da pesquisa da Forth Jardins.

Por Redação
Atualizado em 17 abr 2024, 19h10 - Publicado em 6 abr 2024, 19h00

É difícil encontrar alguém que não goste de plantas, afinal elas trazem benefícios para saúde, beleza aos ambientes e ainda podem ser utilizadas na alimentação! Porém você sabe qual é o perfil do jardineiro brasileiro? A Forth Jardim realizou um estudo inédito com consumidores de produtos de cuidados com plantas no Brasil.

A pesquisa realizada online entre os dias 26 de dezembro a 10 de Janeiro, com 886 pessoas, apontou que o consumidor brasileiro tem se aprofundado nos cuidados em jardinagem, procurando por informações e produtos específicos para cuidar de diferentes espécies.

Há quanto tempo as pessoas são amantes de plantas

Armário para jogos de tabuleiro e varanda charmosa marcam apê de 110 m². Projeto de Jac Ferreira. Na foto, varanda com vasos de plantas.
(Fotos: Guilherme Pucci / Produção: Deborah Apsan/Divulgação)

Entre os dados que mais atraíram a atenção da marca foi o interesse e dedicação do público com o tema: 64% afirmaram se interessar pelo assunto há mais de 4 anos; 25% de 2 a 4 anos; 8% entre 1 e 2 anos e, apenas 3% menos de 1 ano. Os números confirmam o crescimento de novos interessados no período da pandemia, que se manteve nos últimos anos.

44% dos entrevistados informaram que são amadores, porém, apaixonados por plantas e possuem conhecimento moderado do assunto; 22% disseram conhecer o básico; 18% declararam possuir bastante conhecimento, 12% afirmaram ser profissional da área e apenas 4% é leigo.

Homens ou mulheres?

Composto por 54% de mulheres, 45% de homens, a concentração maior das pessoas interessadas no assunto está entre 50 e 69 anos (51% da amostra); de 40 a 49 anos (21%), de 30 a 39 (12%) e entre 18 e 29 anos (5%). Acima de 70 anos, apenas 6% dos respondentes.

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Localização

Madeira e tons terracota junto de plantas dão toque mineiro à apê de 92 m². Projeto de FPR Studio. Na foto, varanda com cantinho de leitura, poltrona e prateleira com plantas.
(Anita Soares/Divulgação)

Sobre a localização, 43% moram no interior; 28% em uma capital; 21% em uma região metropolitana e 7% em um grande centro; 64% se concentram no Sudeste, 13% no Sul do país e no Nordeste; 7% na região Centro-Oeste e apenas 3% nos estados do Norte.

São Paulo é o estado de maior presença entre os consumidores, com 38% dos respondentes; seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro, ambos com 12%. Rio Grande do Sul e Paraná vem na sequência com 5% e a Bahia, com 4%. Santa Catarina, Goiás e Pernambuco totalizaram 3% cada e o Ceará 2%. O Distrito Federal, o Mato Grosso (MT), o Pará, o Mato Grosso do Sul registraram apenas 1% dos consumidores. Os demais estados brasileiros menos de 1%.

“Estes números não nos surpreendem, mas reforçam nossa atenção para a expansão da Forth Jardim e aumento da capilaridade. Interessante observar que a pesquisa está em linha com nossa estratégia de negócios, que prevê investimentos para aproximar a marca dos consumidores fora do grande centro”, explica o diretor de Inteligência de Mercado, da Forth Jardim, Vitor Eller.

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Quais produtos de jardinagem são mais procurados

Ladrilhos hidráulicos trazem charme vintage e cor à apê de 90 m². Projeto de Ana Neri. Na foto, varanda, azulejo português, plantas.
(André Nazareth/Divulgação)

Entre os produtos mais comprados, destacam-se: terras e substratos (79%); plantas (73%), adubos granulados (71%); inseticidas e produtos para proteção das plantas (50%); vasos e cachepôs (49%); adubos líquidos (48%) e utensílios de jardinagem (37%).

Quais são as espécies mais populares

Brinco-de-princesa: como plantar e cultivar a flor
(Nicolas Ramirez/Wikimedia Commons)

As espécies que mais atraem o interesse dos clientes são: Flores (83%), Frutíferas (74%); Hortaliças e Temperos (66%); Plantas Ornamentais / Exóticas (61%); Cactos e Suculentas (55%); Folhagens (58%), Gramados (30%), Urban Jungle / Biofilia (23%) e Bonsais (22%).

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Vaso; vaso com suculentas; vaso azul
Projeto de Korman Arquitetos. (Gui Morelli/Divulgação)

“Aqui destacamos o interesse por frutas, hortaliças e temperos. Temos observado um movimento interessante de cultivo de horta própria em casas ou comércios, como restaurantes e hotéis, o que o estudo vem reforçar. Porém, é interessante observar que espécies como bonsais, flores exóticas e plantas ornamentais seguem tendo um público fiel”, comenta Vitor.

Produtos para começar o jardim

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