Verão à vista! Conheça 14 plantas para jardim resistentes ao Sol
Apesar de precisarem de sol, nem todas as plantas se dão bem com calor e algumas até preferem sombra. Não é o caso dessas!
Quais plantas são resistentes ao sol
Mesmo no auge do verão (e disso a gente no Brasil, entende!), não há razão para que seu jardim não seja tão colorido, vibrante e exuberante quanto sua paisagem de primavera. Na verdade, você pode manter seu jardim florescendo durante toda a estação adicionando essas plantas lindas e amantes do calor!
Plantas resistentes ao Sol
1. Lúcia-Lima (Aloysia citrodora)
Além de linda e lidar bem com o calor, essa flor tem aspectos medicinais, ajudando com doenças digestivas e dores musculares, por exemplo. Ela é nativa da América do Sul, por isso, tê-las em terras brasileiras é uma ótima ideia!
2. Cosmos Amarelo (Cosmos sulphureus)
Essa é uma planta que não vive por muito tempo, apenas um ano, mas ao morrer, deixa em torno de 8 a 10 sementes, para que novas flores cresçam em seu lugar! Elas são nativas do México, capazes de suportar o calor e a seca – tornando-as ideais para jardins desérticos ou áreas com solo pobre.
3. Margarida (Calendula officinalis)
As margaridas aparecem em quase todas as listas de plantas resistentes ao sol, e por um bom motivo: são clássicas (especialmente como plantas de vaso e plantas de cama), fáceis de cultivar, vêm em tons alegres de laranja e amarelo e florescem no verão e caem quando muitas outras plantas estão reclamando do calor.
Plante-as em solo bem drenado em pleno sol e regue bem na zona da raiz, permitindo que o solo seque um pouco entre as regas.
Veja também
- Tudo o que você precisa saber sobre iluminação de plantas internas
- 10 plantas que florescem dentro de casa
- Saiba quais cuidados você precisa ter com as plantas no verão
4. Sardinheiras (Pelargonium)
Essas plantas sempre foram conhecidas por tolerar o calor melhor do que a maioria das espécies de plantas, mas para mantê-las saudáveis, precisam de umidade consistente e devem ser regadas os primeiros 5 cm de solo estiverem secos. Elas também são mais felizes e duram mais se receberem sombra da tarde no auge do verão. Veja como cultivar gerânios aqui!
5.Coppertone Sedum (Sedum nussbaumerianum)
Sedums são um grupo de suculentas que são de baixa manutenção. Resistentes à seca, calor, umidade e solo pobre, os sedums sobrevivem em condições abaixo do ideal, armazenando umidade em suas folhas grossas e suculentas.
Essas qualidades os tornam excelentes escolhas para climas áridos e jardins de pedra que ainda desejam uma infusão de cores brilhantes quando os densos cachos de flores aparecem no verão. Sedums não gostam de ter as raízes molhadas, então certifique-se de colocá-los em solo bem drenado em pleno sol.
Outras plantas que são resistentes ao sol e calor
Plantas tropicais e desérticas, como suculentas, são conhecidas por serem plantas resistentes ao sol para vasos, por isso, na hora de escolher uma planta para te fazer companhia durante o verão, opte pelas espécies que se dão melhor com o calor. Veja mais nomes das plantas na lista abaixo!
- Flor princesa (Tibouchina urvilleana)
- Hibisco (Hibiscus)
- Begônia (Begonia)
- Babosa (Aloe Vera)
- Flor de Maio (Schlumbergera truncata)
- Planta Jade (Crassula ovata)
- Dracena draco (Dracanae draco)
- Espada de são jorge (Dracanae trifasciata)
- Pata de elefante (Beaucarnea recurvata)
Quais cuidados preciso ter durante o verão
Mude as plantas de lugar
“Com a mudança da estação, o posicionamento do sol também muda, então cuidado com o sol direto nas plantas, principalmente o sol da tarde. Troque o cantinho das suas plantas por um lugar com meia sombra”, aconselha a jardinista Marina Reis, do Atelier Colorato.
Hidrate e garanta umidade
“No verão, as plantas costumam perder água mais rápido por causa do calor, então borrife mais ao redor da planta. Assim você cria um ambiente mais úmido para ela se sentir hidratada”, orienta a designer floral.
Aumente a quantidade de régua
“Está calor e reparou que a sua planta está desidratada e triste? Molhe mais vezes na semana! Utilize um regador que dissipe a água, tipo chuveirinho, isso ajuda a regar mais igualmente a planta. E se ficou na dúvida se ela precisa mesmo de água, basta fazer o teste do dedinho para se certificar de que o solo está seco e se a planta precisa de mais rega”, comenta a designer floral.
Como é o processo de rega?
Regue devagar
“Mesmo se a sua planta estiver desidratada, nunca jogue uma grande quantidade de água de uma única vez. O ideal é despejar a água devagar, para regar bem todos os cantinhos da planta igualmente. Assim você impede que a água escoe pelo vaso sem hidratar bem a planta”, explica Reis.