O Rancho da Montanha, refúgio de Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e dos filhos Titi, Bless e Zyan em Membeca, Paraíba do Sul (RJ), é um sonho que se tornou realidade. Para que os desejos da família fossem concretizados e a casa pudesse ser “abraçada” pela natureza, a Landscape Jardins, escritório de arquitetura paisagística comandado por Claudio Pedalino e Gabriela Setta, desenvolveu um intenso trabalho em busca das melhores soluções para tornar o paisagismo belo, funcional e conectado com os arredores.
Projeto de paisagismo
Ele abrangeu a integração das construções com o terreno e a vista. Atendendo ao desejo dos clientes de reintegrar árvores grandes e emblemáticas, o paisagismo promoveu a restauração do microclima local, enquanto os arbustos foram dispostos de maneira minimalista, destacando a arquitetura e a vista deslumbrante.
“O Rancho da Montanha virou um verdadeiro refúgio da família, mas também apresenta um projeto de sustentabilidade e recuperação ambiental do terreno, que faz parte de uma antiga fazenda”, explica Gabriela Setta.
E o resultado desse trabalho refletiu a integração harmoniosa da casa com o entorno. “Conseguimos a conectividade entre os diferentes espaços através de caminhos e muretas de pedra natural, concebidos desde o princípio para se integrarem organicamente à paisagem”, completa Claudio Pedalino.
No decorrer do planejamento e da execução do projeto paisagístico – que contemplou a seleção de plantas e a implementação de percursos, além de mobiliário, duchas, mirante, decks, fogo de chão, pergolados e áreas ajardinadas – a Landscape Jardins escutou e captou os desejos do casal, assim como seguiu o conceito do arquiteto Duda Porto. “Cada elemento se propõe a celebrar a beleza e a singularidade da paisagem local, resultando em uma síntese impressionante entre arquitetura e natureza”, resume Gabriela.
Árvores selecionadas
Priorizando a reintegração de árvores grandes e emblemáticas, o paisagismo conseguiu restaurar o microclima da região, enquanto os arbustos foram dispostos de maneira minimalista, destacando a arquitetura e a vista deslumbrante. A memória afetiva da família guiou a seleção de árvores, composta por frutíferas como a jabuticabeira, cerejeira e oliveira, e ornamentais, como Pau Mulato, Callistemon e Paineiras.
Piscina
A piscina, revestida de quartzito e concebida como uma escultura de pedra natural, representa o coração do jardim. Já antecipando a presença de muitas crianças – já que os filhos do casal (Titi, Bless e Zyan) poderiam levar amigos – uma abordagem inclusiva incorporou um banco e uma prainha que incentivam a socialização tanto dentro como fora da água.
O deck adjacente foi projetado com um banco, ambos feitos com cruzetas de postes reaproveitadas, dando forma a um ambiente rústico e acolhedor, que abraça os momentos de convívio. O pergolado, cuidadosamente integrado ao design, interfere minimamente na paisagem, e sua estrutura está projetada para ser coberta por trepadeiras.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: