Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Miniguia para começar a sua mini-horta em apartamento

Professora de Ciências Biológicas explica como arandas, sacadas e até mesmo janelas em hortas cheias de vida.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 set 2025, 13h00
Miniguia para começar a sua mini-horta em apartamento
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O desejo de colher vegetais frescos e orgânicos dentro da sua própria casa não precisa ser deixado de lado por quem vive em apartamentos ou dispõe de pouco espaço. Para Karoline Torezani, professora de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Brasília (CEUB, basta criatividade, alguns cuidados básicos e, quando possível, apoio da tecnologia para transformar varandas, sacadas e até mesmo janelas em hortas cheias de vida.

O que começar a cultivar?

Projeto de Vivi Cirello. Na foto, cozinha com horta pequena e parede de azulejos geométricos.
Projeto de Vivi Cirello. (Lufe Gomes/Casa.com.br)

Os iniciantes podem apostar sem medo nos temperos. Manjericão, orégano, alecrim e hortelã crescem rápido, não exigem grandes espaços e garantem aquele aroma fresco na cozinha.  “Não há sensação igual à de colher o tempero direto do vaso e usar na receita do almoço. O aroma e o frescor são inigualáveis”, ressalta.

Se engana quem pensa que qualquer vaso serve para montar a horta: o recipiente precisa ter furos no fundo para permitir a drenagem e evitar o apodrecimento das raízes. Já o solo ideal é específico para hortas, encontrado facilmente em floriculturas. “Ele precisa ser esponjoso, capaz de reter a umidade sem sufocar a planta, permitindo a entrada de oxigênio”, detalha. A adubação completa o ciclo, com adubos orgânicos ou fórmulas ricas em nitrogênio, fósforo e potássio.

Miniguia: como montar sua horta em pouco espaço

Paisagista cria horta vertical em painel ripado
(Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade
  1. Escolha o lugar certo: um cantinho com boa ventilação e sol de 4 a 5 horas por dia. Pode ser na sacada, janela ou até na cozinha perto da luz.
  2. Defina o que plantar: comece com temperos fáceis, como manjericão, alecrim, hortelã ou orégano. Depois, se quiser, arrisque tomate-cereja, pimenta ou cebola.
  3. Use vasos com drenagem: Eles precisam ter furos no fundo para não acumular água e apodrecer as raízes.
  4. Prepare o solo: Compre terra própria para hortas. Ela deve ser leve, esponjosa e deixar a água escorrer sem encharcar.
  5. Adube sempre: Use adubos orgânicos, como bokashi, ou misturas com nitrogênio, fósforo e potássio.
  6. Regue na medida certa: Toque o solo: se estiver seco, é hora de molhar. Em épocas de clima seco, aumente a frequência.
  7. Fique de olho nas pragas: Pulgões são comuns e podem ser retirados manualmente. A joaninha é um predador natural e ajuda no controle.
  8. Pode com carinho: Cortar alguns galhos estimula a planta a crescer para os lados, ficando mais cheia e produtiva.
Publicidade