A varanda naturalmente é um lugar de contemplação. Um ambiente para relaxar no fim de tarde, ler um livro, reunir-se com a família e bater um papo. Flores e plantas combinam perfeitamente com a decoração de um lugar tão afetivo, trazendo cores e perfumes.
Mas é importante entender quais são as principais espécies para esse tipo de local, tanto para a saúde plena das plantas quanto para criar composições harmoniosas.
“Estar atento às condições do local também são fundamentais para não agredir as flores: observar as condições de luz, circulação de vento e entender sobre sua manutenção são aspectos importantes para florescer ainda mais o seu jardim na sacada”, explica Juana Martinez, florista parceira da Flores Online.
A seguir, confira uma seleção de flores para cultivar na varanda:
Gerânio
São plantas com flores bem atraentes, de cores fortes e vivas, que combinam muito com o cenário de uma varanda. De fácil cultivo e aroma agradável, elas também são muito resistentes e florescem no verão.
Petúnias
Com altura que varia entre 30 a 50 centímetros, as petúnias crescem formando aglomerados, o que é ideal para colocar em vasos na varanda. As flores podem ser de bordas lisas ou onduladas, todas belíssimas. Além disso, têm um aroma marcante.
Zinnia
Flor que se destaca no ambiente, medindo entre 15 a 90 centímetros de altura. A zinnia é uma flor grande, de cor amarela intensa com centro laranja, embora também possa ter outras cores. É conhecida por atrair borboletas.
Veja também
- Quais são as melhores plantas para varandas de apartamentos
- 16 flores e plantas que vão perfumar as suas noites
Orquídeas
As famosas orquídeas possuem diversas formas, tamanhos e cores, o que casa perfeitamente com a abertura de uma varanda. Na natureza, elas se propagam e se reproduzem basicamente por sementes, e florescem até três vezes ao ano.
Ametista
Eternizada em Teresinha de Chico Buarque, a ametista se caracteriza por florescer durante o ano todo, além de ser resistente ao vento e ao frio. E suas folhas são perfumadas.
A florista Juana Martinez ainda destaca que “preencher um ambiente com a vida das plantas tem o poder de nos pacientar, reduzindo nosso stress além de respirarmos um ar mais puro envolto a muita aurora”.