Aprenda a limpar suas plantas com café
Nas épocas mais quentes e secas, é importante dar um pouco mais de atenção para as as suas plantas – limpar as folhas com café ajuda!
Por Renata Martines | @into.gardening
Em dias mais quentes e secos as plantas precisam de um pouco mais de atenção e cuidado. Pense em você, 15 dias de ferias, na praia, programou-se para ficar deitado tomando sol, relaxar e aumentar sua vitamina D. Mas a areia vai se acumulando no seu corpo. É isso que acontece com as suas plantas quando estão em um lugar sem umidade e com pó.
A sujeira que algumas plantas acumulam nas folhas pode até atrapalhar o processo de fotossíntese. A boa notícia é que resolver isso é bastante simples. Sempre que notar que suas plantas estão empoeiradas, o que pode acontecer a cada 2 semanas nestes dias de verão, é importante separar um tempinho para literalmente, limpar as folhas.
Como limpar as plantas com café
- Pegue a borra de café, cubra com água filtrada e deixe descasando por no mínimo 1 hora.
- Depois junte a esta água um pouco de café filtrado normalmente.
- Outra solução é passar um café bem forte. Deixe esfriar até ficar na temperatura ambiente.
- O próximo passo é mexer o pó e molhar um pano poroso no líquido desta mistura. Retire o excesso de líquido e passe o pano com cuidado nas plantas que têm folhas grandes.
É importante lembrar que esta limpeza deve ser reservada apenas para as folhas largas e mais resistentes. Para plantas menores ou muito sensíveis, borrifar água pode ser a melhor solução. Antes, pesquise se a espécie gosta de receber água diretamente na folhagem.
É importante lembrar que na natureza as plantas estão no seu habitat ideal, com solo naturalmente rico e chuvas para lavar suas folhas, troncos e flores. Quando a gente escolhe ter plantas em casa, as vezes precisa ter um cuidado a mais para que elas continuem felizes.
Se quiser mandar um antes e depois das suas plantas com esta técnica de limpeza, a gente compartilha nos nossos stories. Manda um direct para @ciclovivo e @into.gardening.
Confira mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!