Existem muitas maneiras econômicas e sustentáveis de melhorar seu jardim. Frequentemente, elas giram em torno de projetos ecológicos e escolhas de plantas. E também envolvem trabalhar com a natureza em vez de combatê-la e escolher métodos de jardinagem que permitam que você cuide das pessoas e do planeta.
Mas, além de pensar em métodos e plantas, também podemos garantir que nossos jardins sejam o mais sustentável possível ao considerar os elementos que possuímos em casa. Fazer uso de materiais naturais e recuperados é uma maneira maravilhosa de criar um jardim bonito e sustentável sem custar o planeta. E se você concorda, vai adorar essas ideias de como reaproveitar garrafas de vidro no jardim!
1. Delimitando seu jardim
A primeira ideia é usar as garrafas para criar bordas no seu canteiro. Com o pescoço para baixo também podem ser enchidas com água e ter furos nas tampas. Assim, elas adicionam massa térmica para manter as temperaturas estáveis em uma área de cultivo e podem liberar água lentamente para as plantas, da mesma forma que os globos de rega comprados para esta função.
2. Caminhos
Outra ideia interessante envolve embutir garrafas de vidro no chão, com as bases para cima, para criar caminhos únicos pelo seu jardim. O plantio de plantas de cobertura do solo, como tomilho rasteiro, por exemplo, entre as garrafas pode suprimir as ervas daninhas e criar um efeito impressionante.
Veja também
- 24 jeitos criativos de reaproveitar garrafas pet no jardim!
- Inspirações para fazer seu jardim com materiais reciclados
3. Estufa
Elas também podem ser incorporadas em estruturas de jardim de construção ecológica. Por exemplo, garrafas de vidro podem ser construídas na face norte, estrutura de massa térmica de uma estufa. Ou até mesmo ser usado como uma alternativa ao envidraçamento de estufas em certas áreas.
4. Vasos
Mesmo garrafas individuais podem ser úteis em um jardim – você não precisa necessariamente ter muitas delas para usá-las em seu jardim. Algumas garrafas de vidro podem ser usadas como estruturas verticais em prateleiras DIY.
*Via Treehugger