Flores comestíveis: 5 espécies para plantar e saborear

Descubra 5 tipos de flores comestíveis, seus benefícios e dicas de cultivo.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 mar 2025, 23h12 - Publicado em 6 mar 2025, 13h00
Flores comestíveis
 (Luis Gomes/Reprodução)
Continua após publicidade

O uso de flores comestíveis na culinária está ganhando popularidade no Brasil, trazendo cor e personalidade aos pratos. Além de decorativas, essas flores são excelentes para aromatizar diversas receitas e podem ser usadas até como ingredientes em geleias. Essas flores são possíveis de serem cultivadas em casa, por serem plantas rústicas, com grande adaptabilidade em diversos tipos de solos, climas e pouco exigente a manejos muito técnicos, sendo de fácil manutenção. Veja espécies e dicas da ISLA Sementes para cultivar e saborear:

1. Capuchinha

10 flores lindas para plantar no seu jardim ou horta. Na foto, capuchinha.
(ISLA Sementes/Divulgação)

Suas flores coloridas possuem diversos benefícios à saúde, rica em vitamina C, carotenóides, potássio, zinco e cálcio. As folhas podem ser utilizadas em saladas cruas, as sementes podem ser tostadas e moídas funcionando como uma pimenta-do-reino. Já seus frutos podem ser utilizados em conservas.

2. Amor-Perfeito-Suiço Gigante Laranja

Amor-Perfeito-Suiço Gigante Laranja
(ISLA Sementes/Divulgação)

São flores grandes e vibrantes, com uma coloração laranja intensa ideais para decoração de bolos, cupcakes e sobremesas. Possui antioxidantes contribuindo para uma dieta equilibrada, pode ser utilizada em saladas e em pratos quentes como sopas e refogados.

3. Girassol Sol Vermelho

Girassol Sol Vermelho
(ISLA Sementes/Divulgação)
Continua após a publicidade

Rica em nutrientes, contém proteínas, fibras, vitamina E, selênio, magnésio e gorduras saudáveis. Pode ser utilizada em saladas, smoothies como fonte de proteínas, pães, iogurtes e cereais.

4. Calêndula Sideral

Calêndula Sideral
(ISLA Sementes/Divulgação)

Possui flores amarelas vibrantes e são ornamentais. A calêndula é conhecida por ter propriedades medicinais. As flores podem ser utilizadas em saladas, sopas e sobremesas.

5. Centaurea Serenata

Centaurea Serenata
(ISLA Sementes/Divulgação)
Continua após a publicidade

Suas flores são de coloração rosa, com sabor levemente adocicado e picante. Podem ser usadas como corantes em doces ou salgados, ou em saladas e sopas.

Como cultivar

10 flores lindas para plantar no seu jardim ou horta
(ISLA Sementes/Divulgação)

Para cultivá-las, primeiro avalie o espaço disponível para o plantio, lembrando que algumas espécies se adaptam bem a vasos e floreiras, enquanto outras necessitam de mais espaço.

Em seguida, prepare o solo de forma adequada, utilizando um bom substrato para garantir o desenvolvimento das raízes e a drenagem adequada da água. O plantio pode ser realizado por meio de semeadura direta ou transplante de mudas. Durante o desenvolvimento das flores é fundamental controlar as ervas daninhas para evitar a competição por água e nutrientes, assegurando assim um ótimo desenvolvimento das plantas.

Continua após a publicidade

Tendências

Drink Fuente de la Juventud assinado pelo chefe do arp bar Waguinho.
Drink Fuente de la Juventud assinado pelo chefe do arp bar Waguinho. (Divulgação/Divulgação)

Existem inúmeras formas criativas de utilizar flores na coquetelaria. Uma delas é a produção de coquetéis e drinks com flores comestíveis, que além de transformarem o visual da bebida, fornecendo um toque sofisticado, também são capazes de tornar a experiência de saborear um coquetel ainda mais rica em sabores e aromas. Além de coqueteis, flores pequenas podem ser congeladas dentro de cubos de gelo, transformando até mesmo a adição de gelo em um detalhe visualmente atraente.

Sobremesa Pavlova de frutas amarelas assinada pelo chef do arp bar Lucas Lemos.

As flores comestíveis também são versáteis na confeitaria. Elas podem decorar bolos e tortas no topo ou entre as camadas. Também podem ser usadas em xaropes, geleias e compotas para dar sabor às sobremesas, enfeitar sorvetes e mousses, ou serem misturadas à massa. Além disso, podem fazer chás e infusões para sobremesas.

Continua após a publicidade
Publicidade