Quem nunca pensou em ter uma hortinha dentro de casa? No período de início do isolamento social, entre 17 de março e 17 de junho, a busca por “kit de jardinagem” aumentou 180% de acordo com a ferramenta Google Trends, que analisa o comportamento de pesquisas no site de buscas.
Ter a sua própria horta pode ser um facilitador em diversos aspectos, mas também pode gerar algumas dúvidas, como por exemplo por onde começar. Por isso, trouxemos algumas dicas da pesquisadora em agroecologia da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Wânia Neves, que podem te ajudar a dar o primeiro passo.
Local para a Horta
A sua horta deve ficar em um lugar com fácil acesso para que os cuidados sejam feitos de forma adequada. Um outro ponto a se atentar é a incidência solar, que deve variar de 4 a 5 horas por dia.
Wânia Neves, explica que todas as espécies de hortaliças podem ser cultivadas em espaços domésticos. Para algumas, será necessário mais espaço, mas para a maioria, espaços pequenos e médios são suficientes.
Solo
A terra utilizada em sua hortinha precisa de adubo. Compostos orgânicos são altamente encorajados, use cascas de frutas, como banana e maçã, pois são um ótimo reforço para a terra.
Wânia recomenda que o solo seja composto por 3 partes de areia, 2 de composto orgânico, como esterco, e 1 de areia. Assim, a plantinha terá acesso a todos os nutrientes que precisar.
Dica: A terra fofa facilita o crescimento das raízes menores.
Vaso
O tamanho do vaso varia de acordo com o que será plantado e é possível saber se ele precisa ser maior ou menor pela raiz.
Para o cultivo de frutas, a pesquisadora sugere vasos maiores, feitos de cimento e sugere o uso de adubo com adição de matéria orgânica, como esterco de boi ou adubo mineral com NPK.
Irrigação
A pesquisadora indica a rega diária de hortaliças, mas com cuidado para não a encharcar, uma vez que o excesso de água pode ter efeitos negativos. A quantidade de água necessária aumenta conforme o crescimento da planta.
Hortaliças mais comuns
De acordo com Wânia, o alface é o mais comum nas hortas caseiras. Depois, variando de região para região, vem o tomatinho cereja, couve, cenoura, salsinha e cebolinha.
Frutas mais comuns
As mais comuns são pitanga e amora, mas outras, como limão e até jabuticaba também são cultivadas nas hortas em casa.