As violetas africanas são uma das plantinhas mais populares do mundo e por boas razões. Essas flores compactas e charmosas existem em uma infinidade de cores e ficam super fofas nas mesas de centro ou nos parapeitos das janelas. A arquiteta e paisagista Priscila Tressino, do PB Arquitetura, dá as dicas para cultivá-la!
Como plantar e cuidar de violetas africanas
Solo
Existe um solo específico para violetas africanas, que pode ser facilmente encontrado online.
Vaso
A recomendação de Priscila é um vaso raso. “Vasos de cerâmica são bons para manter o solo úmido, mas é preciso manter sempre uma boa drenagem”, comenta.
Rega
A rega deve ser feita pela base da planta, evitando molhar as folhas. Regue somente quando o solo estiver seco. Uma dica de Priscila é deixar um prato com pedriscos e água sob o vaso para manter o solo úmido, sem encharcar.
Adubação e Poda
Para estimular sua violeta africana a florescer, remova as flores e folhas mortas. “Quanto a adubação, se tratando de uma planta perene, a reposição de nutrientes pode ser realizada mensalmente, utilize fertilizantes orgânicos“, explica Priscila.
Iluminação
A violeta africana não gosta de luz solar direta, já que isso pode queimar suas folhas.
Dica para manter violetas lindas por mais tempo
“Um segredo para ter violetas lindas por mais tempo é o transplante, realizando também a troca da mistura do vaso”, revela a paisagista.
Plantas que limpam o ar
Priscila comenta que, segundo um estudo da NASA, as violetas causam estímulo para a liberação de adrenalina em nosso corpo, que aumenta os níveis de energia e oxigenação, e ajudam a relaxar.