O cultivo de espécies comestíveis em casa nos proporcionam maior autonomia, além do prazer de poder colher aquilo que plantamos. Então, por que não plantarmos espécies que são ótimas para infusão e nos proporcionam deliciosos chás, alguns até com características medicinais?
É o caso da Camomila (Matricaria chamomilla), que através de suas flores produz um ótimo chá calmante e digestivo, ajudando a diminuir a ansiedade e a insônia, além de suavizante para pele, utilizada muito para higiene de bebês, ou como clareador natural dos fios de cabelo.
No caso do uso para cólicas, tanto de bebês quanto às menstruais, as propriedade das suas flores atuam como anti-inflamatório e antiespasmódico, acalmando os músculos e nervos internos.
De origem Europeia, a Camomila vem sendo utilizada desde a antiguidade com os Gregos e Egípcios, e ainda hoje é possível encontrá-la em jardins públicos europeus e até de algumas regiões da Ásia, por ter um caráter espontâneo e de fácil cultivo nessas regiões de clima temperado, assim como plantadas em jardins ao redor de muitas casas por simbolizar prosperidade.
Mais do que muito versátil na medicina e na indústria dos cosméticos, a Camomila também tem característica ornamental com suas delicadas e pequenas folhas e flores brancas com miolos amarelos que lembram pequenas margaridas.
São plantas rasteiras, atingindo no máximo até 50 cm de altura, e que cobrem grandes áreas remetendo a belas paisagens campestres e exalam um perfume delicado e adocicado que acaba atraindo muitas abelhas!
Sol, solo e rega
Planta de Sol pleno, ou seja, que necessita de pelo menos 4 horas de sol forte direto nelas para sua saúde, toleram o vento e necessitam de uma rega mais frequente, pois não toleram solo seco, este mesmo solo do qual são exigentes quanto à fertilidade.
São de ciclo anual, portanto após um ano, no máximo dois, é necessário seu replantio através de sementes e semeadura indireta, e são consideradas ótimas plantas para se ter como companheiras, favorecendo o crescimento de outras próximas.
Plantio da camomila
Para plantio de sementes, este pode ser feito durante o ano todo, exceto em locais de geada, evitando esta época. Use uma sementeira para germinar suas sementes, deixando em local de sombra e com alta umidade no substrato. Aguarde de 7 a 14 dias para germinar e as replante em local definitivo quando estiverem com pelo menos 4 folhas.
Fica linda em canteiros de jardins, mas também podem ser cultivadas em vasos. Para isso, prefira vasos mais largos do que profundos, pois seu crescimento é lateral. Faça uma boa camada drenante com argila expandida ou outro material que proporcione uma boa drenável como pedras ou pedaços de cerâmica, cubra-o com a manta drenante e complemente com um substrato rico em matéria orgânica, como húmus de minhoca.
Plante as mudinhas retiradas da sementeira espaçando-as em 15 cm umas das outras. No plantio, certifique-se que elas estão estáveis para garantir seu enraizamento, e regue logo em seguida. Garanta que o vaso ficará em local onde ela poderá tomar sol.
Colheita
Quando florescer, colha as flores com a haste quando estiverem completamente abertas e deixe-as secando em local seco e à sombra. Depois de secas, guarde-as, sem as hastes, em um recipiente limpo, seco e hermético para utilizar em infusão. Para finalizar, uma dica rápida! Deixem algumas flores na planta para completarem o ciclo completo e gerarem sementes, assim poderá gerar suas próprias sementes e ter sempre lindas mudas de camomila!
Veja mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!