As margaridas gérberas, também conhecidas como Gerbera jamesonii, são populares por suas flores brilhantes e alegres! Originárias da África do Sul, podem vir em diferentes tamanhos – de 2 a 13 cm de diâmetro – e cores – incluindo rosa, amarelo, salmão, laranja e branco.
Existem muitos cultivares de gérbera disponíveis, criados por sua cor e forma de flor (pétalas simples, duplas ou múltiplas). Para melhores resultados no cuidado com a espécie, escolha uma variedade que seja compacta, pois os caules das flores serão mais resistentes, e que se adapte ao tamanho do vaso ou canteiro em que será colocada.
Você pode adicioná-las em seu jardim a partir de sementes, mudas ou divisões. A semente é o método mais barato, mas devem ser semeadas imediatamente porque perdem a viabilidade rapidamente após a abertura.
Já a partir de mudas ou plantas divididas é mais fácil e você pode ter certeza de qual será o tipo de flor. Se você tiver ramos mais velhos, as copas podem ser levantadas e divididas no início da primavera. Remova as folhas inferiores e replante.
Elas prosperam em local com sol pleno e solo arenoso, mas um pouco de composto encoraja um bom desenvolvimento. Com as sementes recém-semeadas, um substrato bem drenado é obrigatório, assim como a luz indireta brilhante.
Veja também
A podridão do colo da raiz é um problema comum com as gérberas, causado pelo plantio muito profundo. A copa deve ser visível acima do solo e secar entre cada rega.
As mudas também podem receber cobertura morta, mas deve-se tomar cuidado para que a cobertura vegetal não cubra a copa. Se você mora em um clima úmido ou tem solo pesado, tente cultivá-las em vasos bem drenados.
Muito suscetíveis a doenças fúngicas, embora as variedades mais antigas sejam menos suscetíveis, o plantio e a rega corretas são essenciais para o seu bom desenvolvimento.
Certifique-se de, ao fixá-las no solo, proporcionar um espaçamento adequado e áreas com muita luz. Um pouco de sombra clara no alto verão é bom, mas sem luz direta e total, elas ficarão pernaltas, pálidas e não produzirão tantas flores.
Regue de manhã para que as folhas sequem durante o dia e diminua o risco de podridão e doenças fúngicas. Aprimore o cuidado com o uso de um fertilizante líquido com micronutrientes, como algas marinhas ou emulsão de peixe.
Fique de olho em lagartas nas folhas. Pulverize, se necessário, com um spray orgânico, como piretro ou óleo de nim. O cultivo pode apresentar alguns desafios, mas é uma recompensa maravilhosa quando aquelas flores grandes e felizes desabrocham.
*Via GardeningKnowHow