Impossível achar alguém que não ame flores. Com os jardins mais populares do que nunca, a busca pelo arranjo ou buquê floral perfeito também cresceu. Se você quer criar um buquê em casa mas não sabe como, confira as dicas dadas por Clovis Souza, CEO e fundador da Giuliana Flores.
Como criar um buquê ou arranho de flores
Montar um arranjo de flores não é somente uma ótima pedida para decorar os ambientes da casa, mas também uma forma de decorar eventos especiais, como casamentos, por exemplo, e também para presentar família e amigos.
Como escolher as flores do arranjo
Comece combinando uma ou duas espécies para compor uma base. Depois disso, vá adicionando outros ramos menores e de tons complementares aos das flores da base ao redor delas para dar forma e volume. Folhas e galhos podem ser colocados como um toque adicional.
Atente-se ao recipiente que você usará, para que seu buquê combine com o vaso.
Dica: durante a confecção, tenha sempre por perto uma tesoura para deixar todos os elementos do tamanho adequado.
Como escolher o recipiente
Outro elemento que fará grande diferença na construção de lindas peças é o recipiente. Ao escolhê-lo, a dica é ousar e apostar naqueles que tenham a ver com a decoração do ambiente. Embalagens de produtos ou canecas, por exemplo, são ótimas pedidas para decorar a cozinha.
Utilizar aquários como vasos está entre as últimas tendências da decoração. Eles são ótimos para decorar a sala de estar, dando um toque moderno ao local.
Cuidados para buquês e arranjos com flores naturais
Entre os cuidados básicos com arranjos de flores, deve ser levado em conta o recipiente. Certifique-se de que este recipiente esteja sempre limpo e que, preferencialmente, tenha o gargalo amplo de acordo com as flores que vai usar.
Na hora de montar o buquê de flores naturais para um arranjo, faça um corte destes caules na diagonal, para garantir que a absorção de água aconteça por mais tempo.
Toda vez que você for fazer a higienização do vaso, corte outra vez os caules, eliminando a parte mais velha de cada ponta. E não esqueça também de eliminar todas as folhas e flores que estejam mortas e em contato com a água.
Se possível, troque a sua água diariamente. Uma dica muito boa é, quando as flores estiverem apenas com botões, utilizar água fria.
Passados alguns dias, a recomendação é utilizar água morna ou em temperatura ambiente para que os caules cortados absorvam melhor a água. Tudo isso deve ajudar a provocar um efeito chamado de “endurecimento de hastes”.
Para conservar aquelas folhas e flores que ainda estiverem vivas, pode pingar, na água, algum conservante que contenha biocidas que impedem as bactérias de se propagar.
Ideia: buquê com com lâmpadas
Materiais
- lâmpada que você iria jogar fora
- pequeno ramo de flores
Como fazer
Com todos os itens já separados, chegou a hora de montar o seu arranjo com lâmpadas.
- Comece cortando a base do soquete com bastante cuidado. Dê preferência, use luvas ou alguma proteção para evitar cortar a sua mão.
- Agora que você já abriu a base da lâmpada, chegou o momento de retirar o bulbo e assim abrir espaço para a sua planta. Para terminar essa parte do processo, lixe a borda do soquete para tirar as rebarbas do corte.
- Assim que os arranjos de lâmpada estiverem prontos, é o momento de terminar de criar esse item de decoração com flores. Preencha o fundo da lâmpada com água ou terra, que não precisa ser muito. Apenas o suficiente para criar uma base para o caule de sua flor.
- Para finalizar, basta colocar as flores dentro do arranjo com lâmpada e escolher um local seguro para deixar o seu novo e sustentável item de decoração.