Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Chineses criam jardim comunitário que é puxado por bicicleta

A estrutura movida à energia solar surge como alternativa para a falta de espaço dedicado à agricultura tradicional nas cidades grandes

Por Jennifer Detlinger
7 ago 2017, 09h00 • Atualizado em 26 fev 2024, 14h24
 (PIDO/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Ao mesmo tempo que cidades com espaço limitado continuam a erguer casas e prédios, alternativas e novas abordagens para a agricultura são criadas para permitir o plantio de vegetais no centro urbano. Entre os recursos, há uma fazenda vertical em Xangai e uma horta flutuante em Nova YorkDesta vez, o escritório chinês de arquitetura People’s Industrial Design Office (PIDO), criou um jardim móvel que incentiva uma cultura de sustentabilidade e de compartilhamento entre a comunidade.

    A Bike Share Farm foi construída durante um evento realizado em Seul, a Coreia do Sul, que discutiu sobre a falta de espaço em cidades grandes, particularmente para cultivar plantas. O jardim hidropônico consiste em uma estrutura triangular de aço suportado por duas bicicletas. Tubos atravessam uma base de metal com furos para acomodar pequenos vasos de plantas.

    bike-share-farm (6)
    (PIDO/Divulgação)
    bike-share-farm (2)
    (PIDO/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Um conjunto de painéis solares fica instalado na estrutura para alimentar uma bomba que circula água por todo o sistema. A estrutura permite que bicicletas diferentes sejam facilmente trocadas, de modo que um novo ciclista possa assumir a responsabilidade pelo jardim em cada parada.

    bike-share-farm (5)
    (PIDO/Divulgação)

    Projetada para incentivar que a comunidade participe da agricultura, a Bike Share Farm possibilita que mais pessoas se envolvam no processo sustentável ao cultivar e coletar alimentos. “Os jardins urbanos são comuns hoje em muitas cidades, mas poucos têm acesso a eles”, disse o cofundador da PIDO, James Shen, ao Dezeen. “Ela é o casamento perfeito do modelo de compartilhamento de bicicletas com as tecnologias agrícolas. Um jardim vertical e móvel compensa todas as restrições de espaço encontradas em cidades grandes como Seul e Pequim”.

    Continua após a publicidade
    bike-share-farm (3)
    (PIDO/Divulgação)
    bike-share-farm (7)
    (PIDO/Divulgação)

    Segundo Shen, a estrutura é leve o suficiente para ser levantada por duas pessoas, além de ser fácil de controlar e dirigir. Atualmente, o estúdio está trabalhando para demonstrar a estrutura que suporte um número maior de bicicletas.

    Publicidade