O que é um cachepot?
Cachepot é uma palavra de origem francesa, que significa “vaso de flores”. Também chamado de “cachepô”, na decoração o cachepot costuma ser usado como um recipiente para pôr um vaso. Sim, um vaso para um vaso.
Qual a diferença entre vaso e cachepot?
Vasos são feitos para o plantio, e por isso têm furos, para possibilitar a drenagem, e costumam ser feitos de plástico, cerâmica e concreto. O cachepot não pode ser usado para colocar a plantinha direto, sendo um objeto decorativo e por isso pode ser encontrado feito com materiais mais diversos como vidro, porcelana e com tecidos.
Como usar o cachepot na decoração
A vantagem do cachepot é que a diversidade de modelos e materiais disponíveis faz o item ser extremamente versátil. Se a sua decoração for industrial, é possível utilizar um cachepot feito de cimento ou de madeira; um cachepô para plantas pode ser uma boa pedida para quem tem uma casa cheia de verde; e mesmo para quem tem um espaço mais reduzido, com um apartamento pequeno, é possível encaixar na decoração um mini cachepot.
LEIA MAIS
- DIY: 5 diferentes maneiras de fazer o seu cachepot
- Transforme latas de tinta em cachepôs
Modelos de cachepot
Disponíveis em diversos materiais, essa é uma das vantagens do cachepot. Você pode fazê-los em casa, com materiais como PET, caixa de papelão e até pregador de roupa! Veja abaixo alguns modelos:
Cachepot de madeira
Cachepot cerâmica
Cachepot de palha
Cachepot de crochê ou tecido
Cachepot de vidro
Cachepot com suporte
Cachepot grande
O que colocar dentro de um cachepot?
Pensados para “esconder” o vaso da planta, você pode colocar qualquer espécie envasada em um cachepot, você pode ter um cachepot para orquídeas, que têm vasos menores, ou para planta que crescem bastante, uma Espada de São Jorge, por exemplo. Isso porque, além da diversidade de materiais na confecção dos cachepôs, eles também podem ser feitos em diversos tamanhos.