Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Belo e marcante: como cultivar Antúrio

Paisagista explica como os Antúrios podem ser cultivados dentro de casa!

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 set 2024, 13h00 • Atualizado em 2 set 2024, 12h48
  • Belo e marcante: como cultivar Antúrio
    (Jair Araujo de Assis./Wikimedia Commons)

    O que é Antúrio

    Muito comuns em diversos ambientes, os Antúrios são favoritos no paisagismo. As “flores” do Antúrio são umas das mais resistentes, o que significa que a cor deslumbrante vai durar por muito tempo na sua casa. O Anthurium simboliza hospitalidade e com a flor aberta, tem o formato de coração, inspirando felicidade e abundância.

    Como plantar Antúrio

    A paisagista Rayra Lira, da J Lira Green Life, compartilhou um guia de cultivo para quem deseja ter o antúrio em casa. Veja o passo a passo de como plantar.

    “Com os cuidados adequados, os antúrios podem florescer e prosperar como plantas de interior decorativas. Lembre-se de que essas plantas podem florescer por longos períodos, mas também podem ter períodos de dormência antes de florescerem novamente. Paciência e atenção aos detalhes são essenciais para cuidar bem dessa planta”, comenta.

    Belo e marcante: como cultivar Antúrio
    (Agnes Monkelbaan/Wikimedia Commons)

    Como escolher o melhor lugar para o antúrio

    • Luz: Os antúrios preferem luz indireta brilhante. Evite a luz solar direta, pois pode queimar as folhas. Coloque-os perto de uma janela com cortina ou onde recebam luz filtrada.
    • Temperatura: Mantenha os antúrios em um ambiente com temperaturas entre 18°C e 24°C durante o dia e não abaixo de 15°C à noite. Evite exposição a correntes de ar frio.

    Como cuidar do antúrio

    Belo e marcante: como cultivar Antúrio
    (Sciencia58/Wikimedia Commons)
    Continua após a publicidade

    Rega do antúrio

    1. Mantenha o Solo Úmido: Mantenha o solo sempre ligeiramente úmido, mas evite encharcamento. Regue quando a camada superior do solo estiver seca ao toque.
    2. Evite Água Dura: Use água filtrada ou deixe a água da torneira descansar por um dia para que o cloro se dissipe. Os antúrios são sensíveis a minerais presentes em água dura.

    Umidade:

    Segundo Rayra, os antúrios apreciam um ambiente úmido. Você pode pulverizar as folhas regularmente ou colocar o vaso sobre uma bandeja com cascalho e água.

    Adubação do antúrio

    A recomendação é fertilizar com moderação. “Alimente a planta com um fertilizante líquido balanceado diluído a cada 6-8 semanas durante a primavera e o verão. Reduza a fertilização no outono e inverno”, explica Rayra.

    Belo e marcante: como cultivar Antúrio
    (Yercaud Elango/Wikimedia Commons)

    Poda do antúrio

    1. Remova Flores Desbotadas: Retire as flores murchas para estimular a produção de novas flores.
    2. Corte de Folhas Mortas: Se as folhas ficarem danificadas ou mortas, corte-as na base com cuidado.
    Continua após a publicidade

    Transplante do antúrio

    Rayra afirma que os antúrios não precisam ser transplantados com frequência. A cada dois ou três anos é o suficiente, ou quando a planta estiver muito apertada no vaso.

    Pragas e Problemas comuns

    A paisagista alerta “esteja atento a pragas como pulgões e cochonilhas, bem como a problemas como oídio. Trate qualquer infestação ou problema imediatamente”.

    Antúrio com Flores Desbotadas

    Estimule a Floração: Se a planta parar de florescer, você pode estimular o processo cortando as flores antigas e proporcionando as condições ideais de luz e cuidados.

    Tipos de Antúrio

    anturio-wikimedia-commons
    (Reprodução/Wikimedia Commons)

    Nativos da América Latina, n​​o Brasil, o tipo de Antúrio mais conhecido é o vermelho, mas existem ainda Antúrios nas cores branca, rosa, salmão e marrom.

    Continua após a publicidade

    Produtos para começar seu jardim!

    Publicidade