Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

A solução simples para evitar plantas afogadas

Aprenda a usar o carvão vegetal nos vasos de plantas para evitar o excesso de água e manter suas plantas saudáveis por muito mais tempo.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 mar 2025, 19h00 • Atualizado em 1 abr 2025, 00h49
A solução simples para evitar plantas afogadas
 (Wander Fleur/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Manter as plantas sempre bonitas e viçosas é um desafio para muitas pessoas. Um dos erros mais comuns, e que pode ser fatal para as plantinhas, é o excesso de água na hora da rega. Mas existe uma solução simples e eficaz: o uso do carvão vegetal nos vasos.

    Como evitar o excesso de água nos vasos de plantas?

    O acúmulo de água no fundo dos vasos, problema frequente na ausência de um sistema de drenagem adequado, cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, que podem levar ao apodrecimento das raízes e, consequentemente, à morte da planta.

    O carvão vegetal atua como um aliado poderoso nesse processo. Sua estrutura porosa permite a absorção de grandes quantidades de água, funcionando como uma camada de drenagem extra. Diferente da terra, que retém a umidade, o carvão absorve o excesso de água e impede que ela se acumule no fundo do vaso, protegendo as raízes.

    Além de prevenir o excesso de água, o carvão vegetal oferece outras vantagens para a saúde das plantas. Ele atua como um filtro natural, purificando a água e removendo impurezas do solo. Sua ação antibacteriana e antifúngica ajuda a prevenir doenças, enquanto suas propriedades repelentes ajudam a manter os insetos afastados.

    É possível incluir carvão ativado moído na mistura de solo, no fundo dos vasos ou colocar pedaços em volta das raízes das plantas.

    Continua após a publicidade

    Produtos para começar o jardim

    Publicidade