8 plantas medicinais para cultivar em casa
Muitas espécies oferecem propriedades medicinais que vão de ajudar com a ansiedade até dores e memória.
Não dá para imaginar a vida sem a beleza das plantas. Elas alegram qualquer ambiente e confortam a relação das pessoas com a natureza, mesmo entre quatro paredes. Mas os benefícios não param por aí. Muitas espécies oferecem propriedades medicinais e servem também como um bom tempero para a comida.
Admiradores dos efeitos positivos dos vegetais, a arquiteta e paisagista Ana Trevisan, do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos, e Alésio dos Passos Santos – conhecido como o “Bruxo das Plantas” -, apresentam e apontam sete espécies para cultivar em casa.
*Apesar das plantas serem naturais é sempre recomendada a consulta e indicação médica para cada caso.
Ginkgo biloba
Ginkgo biloba conviveu com os dinossauros e é considerado um fóssil vivo do mundo. Na medicina ela é usada para memória, labirintite, dor nas pernas, sequelas de derrame e mal de Parkinson. Mas muita calma ao consumi-la, pois esta planta também tem efeito anticoagulante.
Pariparoba
Pariparoba é uma planta tropical que gosta de sombra e umidade. Ela tem propriedade digestiva, porém sem amargor. Pode ser consumida de duas a três vezes por semana e protege a pele dos raios solares.
Cidrão
Também chamada de Erva Cidreira Falsa e Limonete, a Cidrão faz parte do chá da cinco na Inglaterra. E é uma bebida para tomar à noite, antes de dormir. Ela ajuda na digestão e o seu aroma cítrico induz ao sono.
Alfavaca cravo
Alfavaca cravo tem cheirinho de cravo. É usada para dor de garganta, mau hálito e gengivite.
Bardana
Bardana é uma planta capaz de tirar “higienizar” o sangue. Ela faz uma faxina geral, purificando a corrente sanguínea. É interessante usar a raiz no preparo das refeições.
Erva de Baleeira
Erva de Baleeira pode ser utilizada como tempero. Ela é encontrada na restinga à beira da praia. Segundo a CATI (Coordenação de Assistência Técnica Geral de São Paulo), ela possui ação antiinflamatória, anti-artrítica, analgésica, tônica e anti-ulcerogênica.
Rosa Verde
Rosa Verde, ou Rosa Chinensis Viridiflora, ajuda a acalmar a ansiedade.
Pfaffia
Também conhecida como Viagra-de-Pobre, ela dá um up na disposição.