Durante a Semana de Design de Milão 2019, quem visitar o Palácio Real da cidade vai se deparar com uma exposição que mistura passado e futuro, técnicas antigas e tecnologia, além de se relacionar com mitologia e códigos. Essa é a de/coding, uma exposição em quatro salas da construção emblemática, realizada pela companhia italiana de tapetes Alcantara, em parceria com Constance Guisset, Qu Lei Lei, Sabine Marcelis e Space Popular.
A partir da tapeçaria e estudando os detalhes dela, os quatro nomes criaram obras específicas, que se dialogam entre as salas e reinterpretam o papel dos tapetes na decoração. Com curadoria de Domitilla Dardi e Angela Rui, a exposição encena episódios das metamorfoses do Ovídio, ou seja, momentos em que se destaca o eterno desenvolvimento e mutação dos deuses, dos homens e tudo o que foi criado por ele.
“O projeto se desdobra através de quatro instalações, que buscam uma correspondência com o espaço e com o mito, desde as dimensões multiformes de Medea, até a encarnação de Scylla, só para então experimentar a companhia virtual dos argonautas”, explicam as curadoras.
“A relação com a noção de código evolui em termos espaciais: signos, símbolos e caligrafia, todos juntos, constituem uma matriz fundadora na obra de Lei Lei, para ser entendido como um momento conceitual da escrita do código. Código em si; o significado e o contexto do mito são, em vez disso, repensados e remodelados pelo público em sua passagem para o tridimensional, conforme representado por Sabine Marcelis. Na terceira sala, o processo de decodificação do mito abrange o espaço como palco da própria metamorfose, personificada pela poderosa criatura fantástica de Constância Guisset; enquanto a expansão da correlação entre o código visual e sua atuação física é sublimada na última sala, projetada pelo Space Popular, na qual o mito é apresentado em sua forma ideal de realidade aumentada”, finalizam.
Serviço Exposição de/code
Quando?
De 4 de abril a 12 de maio de 2019
Onde?
Piazza del Duomo, 12, 20122 Milano MI, Itália
Quanto?
Entrada gratuita