Situado no Largo da Batata, em São Paulo, o Streaming Room 011, assinado pelo Studio Leomancenido, é um dos projetos da edição paulistana do Janelas CASACOR. O profissional apostou em uma iniciativa acessível, criativa e inclusiva para dedicar um espaço da casa às conexões virtuais.
Leo Mancenido, arquiteto que está à frente do escritório, buscou referências na cultura pop, ao lado de sua equipe. Assim surge o projeto, que reproduz uma nave espacial e é inspirado em filmes de ficção científica dos anos 1960 e 1970, como 2001 – Uma Odisseia no Espaço.
A proposta do projeto é conectar a família, o trabalho e os amigos em um mesmo local, com arquitetura humanizada além do espaço físico, usando ainda a tecnologia como uma plataforma para explorar as interações e conexões.
A arte não fica de fora e é, inclusive, o foco central do projeto, com videowalls laterais, que abrem novas janelas para o mundo. São 12 telas conectadas em um sistema de mídia, que formam um painel capaz de dar suporte às atividades digitais de educação, lazer e trabalho.
O ambiente, que totaliza 13 m², tem ainda placas de isolamento acústico, garantindo que não haja interferências sonoras externas, ideal para qualquer uma das atividades com cunho educativo, profissional ou de entretenimento.
A GRECCO, empresa especialista em móveis sob medida, que desenvolve projetos personalizados, assina a mão-de-obra especializada de elétrica, piso e marcenaria do ambiente, acústica, infraestrutura dos aparelhos de videowall e instalação de ar-condicionado.
Arthur Grecco, sócio-fundador da marca, destaca o conjunto de serviços prestados pela empresa no Streaming Room 011: “a GRECCO é uma empresa diferenciada, que apresenta soluções em projetos, execução, gerenciamento de obra e marcenaria, do início ao fim.”
Os painéis de madeira ecológica, reforçados com pintura de laca metalizada, conferem referências extras à tecnologia, sem deixar de lado o layout minimalista.
Para a GRECCO, um dos principais desafios do projeto foi o pórtico de vértices curvos e a pintura metalizada. “Sua execução foi possível por meio do carro chefe da empresa: a marcenaria. O desafio foi utilizar a madeira, produto amplamente empregado no mercado de forma convencional, para materializar essa estrutura, contando, ainda, com uma porta de acesso que não alterasse as características do pórtico, já que o contêiner seria usado internamente com frequência”, explica Arthur.
Arthur comenta, ainda, a necessidade de se moldar aos novos formatos do morar. “A GRECCO, como empresa que sempre trabalhou com excelência no planejamento dos ambientes, visando a satisfação do cliente (estética e funcionalmente), se vê na responsabilidade de agregar outras funções para o interior dos lares, remodelando a maneira de morar de acordo com as novas necessidades, fazendo com que essa adaptação seja absorvida no nosso cotidiano de forma prática e natural”, revela. Ele destaca que a empresa busca também sempre estar atualizada no mercado, pois a tecnologia hoje em dia participa cada vez mais do nosso cotidiano. “Dessa forma, a marca une o conhecimento de profissionais capacitados com produtos de alta tecnologia para inserir nossos clientes de forma confortável e natural nessa nova fase”, finaliza.