Se existia alguma dúvida sobre o resgate do feito à mão como tendência em design, a London Craft Week chega justamente para afirmar isso de uma vez por todas. Sempre à frente, a capital inglesa recebe pela terceira vez o festival que, durante uma semana, celebra as artes manuais e cultura maker – reunindo grandes marcas e pequenos produtores em exposições, workshops e visitas à ateliês.
A ideia do festival não é apenas revelar talentos e modos de fazer ingleses, pelo contrário, a London Craft Week traz gente de todo o globo para expor seus trabalhos e explorar novos caminhos. Há exibições de trabalhos artesanais locais, como tecidos indianos, cerâmicas japonesas, tinturaria tcheca, entre outros. Por isso, a capital inglesa – reconhecida internacionalmente por ser um espaço avant-garde de criatividade – abriga todos e revela o seu caráter internacional. Confira alguns destaques abaixo.
Madeira queimada
A Scorched é uma exposição curada pela galerista Sarah Myerscough, que desvenda a técnica japonesa de trabalho com a madeira, chamado de Yakisugi ou Shou-Sugi-Ban. São 17 artesãos, não necessariamente japoneses, expondo seus trabalhos que apresentam a madeira praticamente carbonizada – mas muito resistente.
Couro trançado
A marca de moda espanhola Loewe fez novamente uma parceria (anteriormente, uniram-se na Semana de Design de Milão) com a dupla californiana, Shizu Design, para apresentar um trabalho detalhista com couro trançado. As peças ficaram expostas na flagship da marca. Outras artes do Shizu Design também podem ser vistas no local.
Instalação com tecido feito de lixo reciclado
O estúdio Claire Potter Design fará uma grande instalação com tecido, feito a partir de lixo produzido em construções, no Battersea Power Station – uma área que abrigará um novo centro comercial londrino. A ideia é que a instalação apresente uma maneira de reaproveitar os materiais e discuta os princípios da sustentabilidade.
Workshops aos montes
O novo espaço em Kings Cross, Coat Drops Yard, é um dos que abrigarão uma série de workshops, que convidará os visitantes a colocar a mão na massa. Vai ser possível aprender a fazer tinturas, afiar facas, degustar chocolates especiais e cervejas, montar velas e criar cerâmicas artesanais.
Um olhar para cenografia
Uma discussão sobre o poder do feito à mão em trabalhos de cenografia e direção de figurino trará sob perspectiva o trabalho do inglês Paul Brown (falecido em 2017), autor de importantes cenografias teatrais apresentadas ao redor do mundo. A conversa com a equipe e os colaboradores de Brown será mediada pela designer Kate Burnett.
Um mundo de felicidade
O designer Yinka Ilori está preparando uma instalação multicolorida embaixo de uma ponte em Londres, chamada Happy Street para o London Festival of Architecture, que ocorrerá em junho. Mas para a Craft Week ele irá disponibilizar móveis de upcycling – um jeito de dar um novo uso a um objeto – para exemplificar os 16 diferentes tipos de felicidade que trará para o seu trabalho na semana da arquitetura. A exposição dos móveis, na galeria de arte StudioRCA, ficará em cartaz até junho, quando a artista inaugura a Happy Street.
London Craft Design
Quando?
De 8 a 12 de maio de 2019
Onde?
A London Craft Week 2019 é realizada em Londres, da Mayfair a Shoreditch e de Greenwich a Hampstead, garantindo uma ampla variedade de museus e galerias, estúdios e espaços de oficinas, além de lojas e marcas de luxo.
Para ver o mapa completo de atividades, clique aqui!