Continua após publicidade

Expo Revestir: 9 tendências da maior feira de revestimento das Américas

Cores, tamanhos grandes, sustentabilidade em toda a cadeia e muita personalização: as tendências de 2023 para piso, revestimentos, metais e louças

Por Nádia Kaku
Atualizado em 3 abr 2023, 14h50 - Publicado em 31 mar 2023, 19h00

Personalização de superfícies e metais, cores vivas, tamanhos grandes e formatos diferenciados, design assinado, muita tecnologia e sustentabilidade e a versatilidade do vinílico: confira aqui o que as empresas apresentaram na maior feira de revestimentos da América Latina.

Quanto mais personalizado, melhor

lançamento revestir ceusa
(Divulgação/Casa.com.br)

Já foi o tempo em que tudo precisava estar combinando, seja em pisos e paredes, ou mesmo em metais e acessórios. Hoje, personalizar a casa está cada vez mais fácil, mesmo para quem ainda não tem muita coragem de ousar. A coleção Mood, da Portinari, por exemplo, traz peças de 15 x 15 cm em oito cores diferentes, que podem ser usadas juntas ou separadas. Já o modelo Moderno Terra, da Biancogres, tem o formato 45 x 90 cm e conta com oito faces de tons terrosos – os desenhos são diferentes, mas a harmonia vem da paleta de cores.

Para quem quiser exercitar a veia artística, a linha Easy, da Ceusa, é composta por oito cores lisas em unidades de 10 x 10 cm: a ideia aqui é que os ladrilhos possam ser combinados da forma que se quiser, como se fossem pixels em uma composição gráfica. A caixa da opção Mix vem com 12 cores diferentes. Na Decortiles, a série Rajastão tem assinatura de Calu Fonte e inspira a montagem de painel com azulejos artísticos um ao lado do outro: o conceito gráfico traz uma mistura de dez estampas étnicas, entre mandalas, animais, arabescos, folhas e formas geométricas.

Na área dos metais, a tendência continua: além de uma infinidade de cores e designs que podem ser usados juntos ou não, a Expo Revestir trouxe novos modelos de personalização. A Fani, na linha Barbara Dundes 800, permite variar as cores entre bica, canopla e volante. Já a Deca expandiu a linha Deca You: feita inicialmente para cozinhas e áreas gourmets, agora disponibiliza modelos para banheiros e áreas externas e permitem compor com diferente cores e posicionar os comandos juntos ou afastados da bica, ampliando a liberdade de configuração de espaços.

Por fim a Sika apresentou a Linha Premium Sika Quartzobrás com 60 cores de rejunte, utilizando a expertise da linguagem de cores Pantone.

Continua após a publicidade

 

Quanto maior, melhor

Série Tempesta, da Roca Cerámica, no superformato 1,60 x 3,20 m.
Série Tempesta, da Roca Cerámica, no superformato 1,60 x 3,20 m. (Divulgação/Casa.com.br)

Apesar das lastras de até 1,20 m ainda estarem em alta – afinal, são as que podem ser transportadas por elevador -, os modelos de grandes formatos continuam a aparecer em diversas marcas, modelos e materiais. A Roca Cerâmica trouxe pela primeira vez placas nos tamanhos 1,60 x 1,60 m e 1,60 x 3,20 m. Já a Portobello também apresentou o formato 1,60 x 3,20 m – a maior lastra disponível no mercado. Peças grandes, além de darem a sensação de maior amplitude às superfícies, também podem ser utilizadas para revestir móveis e até criar bancadas de cozinha – no entanto, para quem mora em apartamento, lembre-se de que vai ser necessário contratar um serviço de içamento para levar as placas para dentro de casa.

As dimensões generosas não se resumem a pisos e revestimentos. A Tramontina, por exemplo, também apresentou a Coifa Dritta Silent Pro que, apesar de ter um único manípulo, pode ter o motor instalado fora de casa para diminuir o barulho e, para isso, possui uma estrutura que permite uma distância de até 12 m entre coifa e motor. Já a Ideia Glass montou o maior box de banheiro do mundo em seu estande.

Outros lançamentos incluem a divisória Novitá Pró, da Eucatex, que consiste em painéis de grandes dimensões (2,7 m de altura), conhecido como piso-teto, com solução de “junta seca”, que proporciona uma conexão interna dos painéis, quase imperceptível.

Continua após a publicidade

 

Sustentabilidade antes, durante e depois do produto

Linha Lepri Índigo.
Linha Lepri Índigo. (Divulgação/Casa.com.br)

Oferecer um produto final sustentável para o público já é uma prática estabelecida entre as empresas de revestimentos e metais. No entanto, o antes e o depois – ou seja, o processo de fabricação e o eventual descarte – ganham cada vez mais prioridade na política das marcas. Como a maioria do seu portfólio, a Lepri trouxe novidades para 2023 que inovam na matéria prima: o Lepri Índigo usa resíduos da indústria têxtil em sua composição. E o cobogó Montblanc é feito de argila, reciclagem de vidro de lâmpadas fluorescentes, telas de TV e monitores de computador.

O Projeto Sururu, de Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio para a Portobello, se expande: a linha Solar consiste em revestimentos cerâmicos, feitos com conchas de sururus descartados, em tons terrosos. Seu design é inspirado na arquitetura brutalista.

Já a Suvinil trouxe a Embalagem de Papel para a linha de vernizes base água. A partir de um estudo feito em parceria com a Fundação Espaço Eco e com resultados auditados pela ACV Brasil, a marca concluiu que a solução causa menor impacto ambiental quando comparada à embalagem metálica de mesmo volume. Isso acontece principalmente no início da cadeia produtiva, mas também por apresentar uma degradação mais rápida no meio ambiente. A novidade é 100% reciclável, o que inclui o plástico que envolve o verniz dentro da embalagem: ambos podem ser reinseridos na cadeia produtiva, desde que sejam destinados corretamente na coleta seletiva.

Por fim, o uso dos equipamentos com tecnologia DDG (Digital Decoration & Glazing) pela Incepa e Roca possibilita estampas com detalhes e ainda reduz o desperdício de água e de matéria-prima durante a produção dos porcelanatos. A mesma tecnologia é utilizada nos produtos da Damme Porcelanato. Nos metais, com o mecanismo de 1⁄4 de volta da Coleção Singles Ones da Roca, os produtos garantem até 50% de economia de água. E o chuveiro Acqua Century Digital, da Lorenzetti, dispõe de um gráfico de barras que indica o nível de potência que o produto está consumindo para aquecer a água, auxiliando o consumidor a ter um banho mais econômico.

Continua após a publicidade

 

Metais com cores, mas não tão coloridos

deca revestir cuba
Cuba de sobrepor Slim quadrada – Branco + Bica Deca You Wave – Dynamic White/ Acionamento monocomando Deca You Redondo – Dynamic White + Acessórios de bancada Redondo – Branco Fosco. (Divulgação/Casa.com.br)

Na hora de usar cores em áreas molhadas, além de superfícies e móveis, detalhes pequenos podem fazer a diferença – seja em torneiras, registros, chuveiros e até nos acessórios como papeleiras e bandeja de apoio. Grafites, rosés, gold, brancos e pretos aparecem em lançamentos, extensões de linha e em novas tecnologias.

O monocomamdo de piso da Docol para banheira tem duas opções de acabamento (cromado ou DocolChroma escovado nos tons grafite, cobre e níquel) e ainda traz a exclusiva base Docol para instalação embutida no piso. Tons vibrantes, neutros e suaves, frios reconfortantes e quentes acolhedores – Dynamic Lilac, Dynamic Blue, Dynamic Gold, Dynamic Peach e Dynamic White – ampliam a percepção estética, colaborando na definição de estilos da Dynamic Colors, exclusiva para linha Deca You,

Já a Roca traz coleções como Singles One na cor Matte Black e a Virtus e a Insignia ganham três novas cores: Matte Black, Titanium Black e Rose Gold. Torneiras coloridas exclusivas para lavanderia aparecem nas Linhas Hera 105 e Slim 95, da Fani: os modelos possuem duas opções de rosca para uso convencional ou com mangueira.

Continua após a publicidade

Vinílicos no chão, parede e teto

Revestimento vinílico
Modelo Cascata Bumble, da Teto Vinílico. (Painel Vinílico/Casa.com.br)

Pela praticidade e leque de opções, o vinílico é um revestimento cada vez mais popular nos projetos de interiores. No entanto, apesar das placas para piso que imitam madeira estarem ainda muito em alta, novos modelos – como padrões que mimetizam pedras ou peças feitas exclusivamente para tetos – ganham cada vez mais mercado no Brasil.

A Eucafloor, marca de pisos laminados e vinílicos LVT e rodapés da Eucatex, traz novos modelos e tamanhos para suas séries Basic e Working. O destaque fica por conta das novas dimensões – 914 x 914 mm – formato quadrado, aumentando a possibilidade de usos do produto. Já a Teto Vinílico e a Painel Vinílico trazem soluções criativas para tetos e para paredes: os produtos já vêm paginados e sem repetição entre as réguas, o que facilita sua aplicação. Sustentável e leve, as peças não necessitam de manutenção e não propagam chamas.

Na Tarkett, a Linha Ambienta Coleção Design ganha cinco novas opções, dentre elas pisos que reproduzem os clássicos granilite (Andorra e Aragón) e ladrilhos hidráulicos (Royalles e Venice), além do moderno efeito rústico do aço corten (Acero), todos disponíveis no formato placa de 92 x 92 cm. A Eliane inaugura sua linha de pisos vinílicos com séries que abrangem desde os tradicionais tons amadeirados até tons mais escuros, como o Living, Native, Therapy, Sense e Spa.

Continua após a publicidade

Já a Linha Cittá, da Biancogres, traz novas placas de 96 × 96 cm e padronagens inspiradas em materiais contemporâneos, como o cimento e o concreto.

 

Design assinado por artistas de todas as áreas

Cozinha com revestimento claro
A²to, crocriada pelo chef Alex Atala para a Portobello. (Portobello/Casa.com.br)

Modelos assinados por artistas sempre são grandes novidades durante a ExpoRevestir. No entanto, não somente designers criam novas peças. Para a Portobello, o chef de cozinha Alex Atala cocriou a bancada A²to e o ativista Oskar Metsavaht apresentou a linha matéria_prima, que traz porcelanatos em sete cores. A arquiteta e influenciadora digital Patricia Pomerantzeff assina tanto a Domateca – uma sistema de design para persolização de cozinhas feita em parceria com a Officina Portobello – como o modelo Jungle, da Teto Vinílico.

O arquiteto Nildo José assina a Coleção Maracangalha para a Portinari: o design é baseado nas memórias afetivas do arquiteto e está disponível em quatro tonalidades. Já na Manufatti, o cobogó VES leva a assinatura do escritório de arquitetura aflalo/gasperini. Versátil e a peça permite a criação de painéis com diferentes gamas de aberturas.

Divididos em Sentidos do Morar Comfort e Sentidos do Morar Colors, os lançamentos da Akafloor contemplam 16 novos padrões, entre pisos, paginações, deck para áreas externas e revestimentos para paredes e teto e foram feitos em parceria com o designer de interiores Fabio Galeazzo. A arquiteta Ana Neute assina a linha completa de acessórios para salas de banho DocolTwis: papeleira de piso, lixeira, toalheiro de piso com mesa lateral, banco de apoio, bandeja e dois tamanhos de porta-toalhas.

 

Tecnologia em todo lugar

Louças sanitárias
Bacia Numi 2.0, da Kohler. (Kohler/Casa.com.br)

Quando falamos em tecnologia, não necessariamente precisa ser sobre algo futurista, que parece ter saído de um filme. Pode ser uma pequena função que faz uma diferença enorme no uso de uma peça. Como, por exemplo, a Lixeira Next 5L da Tramontina, que abre e fecha automaticamente com sensor de movimento, ou a tecnologia dos MDFs da Guararapes e da Duratex que não deixa marcas de dedos nas superfícies, sendo uma boa opção para móveis.

Já a tecnologia High Coat da Celite mistura materiais de alta qualidade com uma camada de níquel, metal nobre que não corrói ou oxida facilmente, aumentando a durabilidade dos produtos. Este ano, ela está sendo aplicada em peças para cozinha. Já o substrato Ultra Premium da Durafloor garante proteção contra umidade e permite que os laminados da marca sejam usados em lavabos e cozinhas abertas. A Cosentino também apresentou o Dekton com espessura de 4 mm, com destaque para o padrão Pietra Kode.

Entre os lançamentos ultra tecnológicos, destaque para a Bacia Numi 2.0 da Kohler: acionada pela Alexa, possui alto-falantes e luzes LED UV para higienização, além de permitir escutar música, controlar os recursos por comando de voz, ter assento aquecido, ducha automática e controle de pressão e temperatura.

Revestimentos para fachadas, por que não?

lançamento revestir laminam
Calce Terracota. da Laminam. (Divulgação/Casa.com.br)

Nem só de interiores vive o mundo dos revestimentos de paredes. A Sto Brasil traz para o mercado o StoTherm, também conhecido como EIFS (Exterior Insulation and Finish Systems), sistema leve e duradouro para revestir fachadas de construções secas. O produto está disponível com relevos, efeitos e impressões variadas. Outra novidade da marca, o StoCast Wood possui efeito de madeira.

Já a Kingspan Isoeste apresenta produtos metálicos resistentes a intempéries e as opções da linha se destacam pela instalação rápida e prática. Um dos seus destaques é o Painel Evolution: um fechamento composto por núcleo isotérmico em PIR AP e revestido por chapas de aço galvalume pré-pintado.

A elegância sutil de uma simples parede rebocada é a inspiração estética e táctil da linha Calce da Laminam, que ganha uma nova tonalidade: o Calce Terracotta. A superfície de alto desempenho pode ser usada desde fachadas a mobiliário. Por fim, a Strufaldi Cerâmica trouxe o modelo 7 x 26 cm da linha Bricks, muito utilizada em paredes externas.

Azul e verde: as cores estão voltando para os revestimentos

sodalita é uma rocha com coloração azul
Sodalita, da Decolores. (Divulgação/Casa.com.br)

Depois de algumas temporadas em que os tons terrosos predominaram o design de interiores, tons mais vivos voltam a aparecer em pisos e revestimentos. Na Decolores, a sodalita – rocha com coloração azul royal devido à abundante presença do mineral que lhe inspirou o nome – traz uma rocha exótica e brasileira para os holofotes. Já a coleção Sentidos do Morar Colors, da Akafloor, é inspirada na arte plumária brasileira, com sete cores (Flor de Ingá, Piraju, Anauê, Mamoan, Saquarema, Oriba e Urucum) produzidas em madeira tauari.

A Tintas Coral apresenta para o mercado uma coleção de 14 cores com a Barbie para colorir paredes e tetos de lares reais: são nuances de rosa, ao lado de outras cores para um ambiente divertido e inspirador. Estão entre elas o pink “Passo de Dançarina”, o amarelo “Futurista” e o azul “Mergulho Refrescante”. Já a Kohler celebra seus 150 anos com seis tons de louças selecionados de seus arquivos: Spring Green, Lavanda, Pêssego, Nascer do Sol, Abacate e Pink Champagne – uma dessas cores voltará ao catálogo da empresa após votação popular.  A Eliane traz o azul nos modelos Capri Marine Mesh (7,5 x 7,5 cm) e no Prisma Cosmic (7 x 25 cm).

A Cerâmica Atlas lança as pastilhas douradas Ouro, nos tamanhos 2,5 x 2,5 cm e 5 x 5 cm, além do formato hexagonal de 2,65 cm, com textura acetinada. O Porcelanato Dolce Magenta, da linha Marmo da Helena Porcelanato, traz a cor ano da Pantone, o Viva Magenta. E o porcelanato Blue Moon, da Villagres, se destaca pela beleza etérea do azul, que tem a inspiração na cor do céu e do mar, proporcionando a sensação de infinito.

Publicidade

Publicidade