Continua após publicidade

Rock in Rio 2024 terá pavilhão de mais de 1000 m² assinado por Marcelo Rosenbaum

No centenário de sua marca, o Itaú Unibanco apresenta o Pavilhão Itaú no Rock in Rio, um projeto de três andares que celebra a cultura brasileira.

Por Redação
4 set 2024, 13h00

O Rock in Rio Brasil 2024 traz uma edição que celebra a riqueza cultural brasileira. Para marcar os 40 anos do evento e o aniversário de 100 anos do Itaú Unibanco, a marca apresenta o Pavilhão Itaú: espaço assinado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum com mais de 1.000 m².

Distribuído em três andares, esse é o maior ambiente já criado pela marca na Cidade do Rock e o convite ao design inovador de Rosenbaum reflete o compromisso do banco em conectar pessoas e culturas por meio da arte e da música. O local também foi pensado para receber os tradicionais shows do Itaú, que serão iniciados após a apresentação do headliner do Palco Mundo e irão transformar o gramado do festival em uma grande pista de dança e em uma festa diária.

“Em nosso centenário, reforçamos o compromisso de preservar e promover o legado cultural do Brasil e, o Itaú, com suas raízes profundamente conectadas à diversidade nacional, continua a investir em eventos que celebram essa riqueza. O Rock in Rio é um exemplo de como a música e a cultura podem criar uma conexão profunda, unindo pessoas diferentes e gerações em um mesmo local. Estamos orgulhosos com a oportunidade de participar desse momento histórico de uma forma tão integrada com o que estamos propondo para a nossa nova marca e para o movimento Feito de Futuro”, diz Eduardo Tracanella, CMO do Itaú Unibanco.

“Depois de Madonna, com o show gratuito em Copacabana para 1,6 milhão de pessoas, e de Fernanda Montenegro, com a leitura gratuita no Parque do Ibirapuera para 15 mil pessoas, o nosso próximo palco de celebração para os 100 anos do Itaú é o Rock in Rio Brasil 2024”, complementa Rodrigo Montesano, head de Experiências de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco.

Além do Pavilhão, o Itaú apresenta mais quatro espaços da marca no festival: um centro de experiências e brindes, roda gigante e espaço de retirada dos copos, no gramado. Outro local com a presença do banco é a Área VIP do Rock in Rio, assinada por Itaú Personnalité.

Pavilhão Itaú: um mosaico de experiências e conexões assinado por Marcelo Rosenbaum

Rock in Rio 2024 terá pavilhão de mais de 1000 m² assinado por Marcelo Rosenbaum
(Itaú/Divulgação)
Continua após a publicidade

O Pavilhão Itaú é uma verdadeira obra arquitetônica, desenhada para celebrar a brasilidade em sua essência. Assinado por Marcelo Rosenbaum, o espaço incorpora as características que tornaram o arquiteto reconhecido nacionalmente: a valorização das raízes culturais brasileiras, o movimento e o acesso por meio da convivência e da inclusão.

“O conceito deste projeto parte das práticas em criar conexões entre as pessoas e os espaços que elas ocupam. A experiência de projetar um espaço que traga essas alusões em um festival de música é inédita na minha carreira e, quando fui convidado para pensar o Itaú no Rock in Rio Brasil 2024, entendi que havia uma grande sinergia entre o que tenho desenvolvido e a história que deveria ser contada pela marca nesse momento. Por isso, além de um grande desafio, foi um trabalho em que me orgulho muito de ter realizado, principalmente em um ano tão emblemático tanto para o Itaú quanto para o próprio festival”, explica Marcelo Rosenbaum.

O Pavilhão Itaú é composto por três espaços: térreo, primeiro andar e Terraço Uniclass. No térreo, o público é recebido em uma praça coberta e democrática, onde a rampa de acesso para o primeiro andar foi transformada em uma obra de arte pela artista gráfica alagoana Mellina Farias, representando os diferentes

“Brasis por meio de cores e formas. É um ambiente totalmente aberto: é permitido circular livremente, usar como ponto de encontro para os amigos, descansar entre um show e outro, carregar o celular ou até se proteger da chuva e do sol.

Continua após a publicidade

Após subir a rampa, o público acessa o primeiro andar do Pavilhão Itaú, que é dedicado à música e à celebração. Com uma arquibancada multifuncional, o espaço se transforma em palco e pista de dança, onde DJs e artistas brasileiros se apresentam em um ambiente inclusivo. É neste local que acontecerão as apresentações diárias ao final de cada dia (após a apresentação do headliner do Palco Mundo), com nomes da música brasileira. As apresentações serão voltadas para o gramado com o objetivo de ter uma maior integração com aqueles que estão presentes no Rock in Rio Brasil 2024.

No último andar do Pavilhão Itaú está o Terraço Uniclass, reservado para todos os clientes do banco e que conta com uma vista privilegiada para a Cidade do Rock. Para acessar o espaço, aproveitar o conforto e as experiências que serão oferecidas diariamente, é necessário apresentar na entrada um cartão válido do Itaú.

Copos colecionáveis Rock in Rio com artes de mulheres brasileiras

Rock in Rio 2024 terá pavilhão de mais de 1000 m² assinado por Marcelo Rosenbaum
(Itaú/Divulgação)
Continua após a publicidade

Como parte das ativações, o Itaú traz de volta seu icônico copo colecionável, que já se tornou um objeto de desejo no Rock in Rio Brasil. Serão três modelos diferentes, assinados por artistas mulheres e brasileiras e um deles feito exclusivamente para a Área VIP do Rock in Rio Brasil 2024.

Nesse ano, os copos não são apenas lembranças, mas também um portal de acesso para experiências e brindes. Por meio do QR Code integrado, o público tem a possibilidade de ganhar acessos exclusivos, como fast pass para a roda-gigante – que também é patrocinada pela marca, além de entrada no fosso dos palcos durante alguns shows, assim como tours pelos bastidores e entrada ao Terraço Uniclass.

“Experiências como essa marcam para sempre a vida das pessoas. Mais do que brindes, a possibilidade de ver de perto seu artista preferido e, ainda, conhecer o backstage do Rock in Rio Brasil 2024 são oportunidades únicas que ajudam também a incluir o público mais uma vez em nossa celebração dos 100 anos de Itaú e 40 anos de festival”, diz Montesano.

Entre os modelos disponíveis, dois copos são especiais para aqueles que têm acesso ao gramado e contam com a arte de Mellina Farias, presente também nas ilustrações da rampa do Pavilhão Itaú, e de Bel Andrade de Lima, ilustradora e designer recifense que tem sua arte fortemente influenciada pela cultura nacional, refletindo elementos de folclore, natureza e vida urbana.

Continua após a publicidade

Roda gigante com arte de grafite

Outro destaque que o Itaú traz ao Rock in Rio Brasil é a tradicional roda-gigante. Neste ano, os grandes painéis que envolvem a atração recebem a arte assinada por Robinho Santana, um dos mais renomados grafiteiros do Brasil. Nascido em Diadema (SP), o artista ganhou reconhecimento nacional por seus murais de grande impacto, incluindo o maior painel de arte urbana do Brasil, intitulado “Deus é mãe”, localizado em Belo Horizonte. Sua obra é caracterizada por um profundo respeito pela dignidade e diversidade da população negra, abordando temas como identidade, resistência e cultura afro-brasileira.

Rodrigo Montesano explica que a escolha de todos os artistas, que estampam desde os copos até os diversos espaços da marca no Rock in Rio Brasil 2024, visa promover o encontro de diversos “Brasis” com diferentes ritmos, pessoas, cores e formas. “Os copos, além de serem um elemento que já é tradição do Itaú no Rock in Rio Brasil, circulam em toda a Cidade do Rock e são levados para a casa como uma lembrança da edição. Por isso, entendemos essa como uma oportunidade de demonstrar a riqueza da arte de duas mulheres, que são referências nacionais e que projetam em suas criações os conceitos de brasilidade, com suas cores quentes e fortes.

Já na roda-gigante, local que também conta com uma grande visibilidade por estar localizado entre dois palcos do festival, geramos a visibilidade da arte de Robinho Santana, fazendo com que essa atração vá além da estética: os desenhos convidam os participantes a olharem para uma grande diversidade e a riqueza cultural que temos no Brasil, enquanto desfrutam de uma das vistas mais icônicas do evento. Este é o momento da celebração da cultura urbana, que se conecta diretamente com o público e reforça o compromisso do Itaú em promover a arte que dialoga com a sociedade e inspira transformações”, reforça o executivo.

 

Publicidade

Publicidade