O estúdio japonês Nendo criou uma coleção de cadeiras de plástico empilháveis, que receberam inspirações de design de uma folha de papel dobrada. Projetado para a marca de móveis dinamarquesa Republic of Fritz Hansen, o invólucro da cadeira N02 Recycle é feito do polipropileno reciclado de resíduos domésticos.
A cadeira é o primeiro passo de Fritz Hansen no sentido de criações de economia circular, pois pode ser reciclada novamente ao final de sua vida útil.
Produtos descartados, como embalagens de alimentos e garrafas plásticas, foram moídos em microplásticos e derretidos para formar o assento da cadeira.
“O fato do material ser construído com plástico reciclado todos os dias cria uma conexão extra entre o usuário e a cadeira”, disse o fundador da Nendo, Oki Sato.
As pernas da cadeira padrão são feitas de aço com revestimento em pó, enquanto a base do trenó é composta por aço cromado reciclado a 50% e a base da cadeira giratória é de alumínio polido 95% reciclado.
Robustos e empilháveis, os assentos são fiéis ao caráter minimalista do design da Nendo e assumiram a forma de pedaço de papel dobrado na metade, encontrado na mesa de trabalho de Sato.
O minimalismo característico do design escandinavo e japonês se reúne em sete opções de cores de cadeiras, cada uma apresentando tons terrosos e quentes encontrados na natureza nórdica.
Disponível nas lojas em novembro, a cadeira N02 Recycle também está sendo lançada em três formatos de base diferentes – quatro pernas, trenó e giratória.
Segundo Fritz Hansen, essas diferentes opções de cores e pernas conferem à cadeira mais versatilidade, adequada a uma variedade de ambientes, como salas de jantar, escritórios domésticos ou salas de reuniões.