Mesa portátil criada por arquiteto para trabalhar de qualquer lugar

O arquiteto Enrique Tovar projetou um móvel que se dobra para que possa ser transportado para diferentes locais de trabalho

Por Kym Souza
7 jul 2020, 15h36

Chamada de Nōmada, esta mesa foi criada pelo arquiteto mexicano Enrique Tovar. Seu nome deriva da palavra latina nomadis, que faz referência à natureza flexível do design e sua capacidade de ser facilmente transportada. A peça foi criada no início deste ano e ganhou relevância quando as pessoas tiveram que deixar seus escritórios para trabalhar em casa em resposta à pandemia global.

nomada-desk-enrique-tovar-mexico_dezeen_2364_col_8-scaled-e1593201086295
(Reprodução/)

“Com uma grande parte da população mundial trabalhando em casa ou tendo que garantir medidas de distanciamento social em seus escritórios, esse móvel oferece uma resposta para a situação atual”, disse Tovar, fundador do Etov Studio.

nomada-desk-enrique-tovar-mexico_dezeen_2364_col_3-scaled-e1593201117346
(Reprodução/)

A estrutura de madeira de carvalho reciclado é composta por dois pares de pernas e barras que se juntam para formar a base. Uma placa de polímero laminado branco é fixada no topo da estrutura de madeira para criar uma superfície de trabalho plana.

Continua após a publicidade

E um detalhe inusitado: em vez de papel, os usuários podem rabiscar anotações diretamente na parte superior laminada, projetada para acomodar marcadores à base de água que são lavados com um simples toque. Vários compartimentos para armazenar objetos e suprimentos de mesa do usuário estão localizados no lado direito.

nomada-desk-enrique-tovar-mexico_dezeen_2364_col_1-scaled
(Reprodução/)

Para transportar a mesa, as pernas e as tábuas se encaixam no fundo. Uma alça arredondada colocada na frente é usada para levantar e transportar o volume compacto.

Continua após a publicidade

Todas as articulações da mesa se separam, para que possam ser desmontadas e transportadas em apenas alguns minutos. O design também é modular e pode ser organizado ao lado de outros trabalhadores em configurações que, segundo o arquiteto, atendem às diretrizes de distanciamento social recomendadas.

nomada-desk-enrique-tovar-mexico_dezeen_hero-a-1536×864
(Reprodução/)

Tovar espera que o design desafie a definição de um escritório típico e sugere que uma mesa não precise mais estar localizada dentro de um edifício, mas que possa ser montada em qualquer ambiente, inclusive ao ar livre.

Publicidade