Continua após publicidade

iF Design Award 2024: Brasil bate recorde com 71 projetos premiados

A lista de contemplados é grande: há cadeiras, casas, sofás, lojas, mesa e até urna funerária. Confira os destaques do ano!

Por Nádia Kaku
Atualizado em 12 mar 2024, 13h25 - Publicado em 11 mar 2024, 13h00
iF Design Award 2024: Brasil bate recorde com 71 projetos premiados
 (Casa.com.br/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Criado em 1953 e considerado o mais antigo e importante selo de design independente do mundo, o alemão iF Design Award de 2024 laureou 71 projetos brasileiros – o recorde do país – incluindo três iF Gold Award, troféu máximo da premiação. Confira abaixo algum dos destaques das áreas de decoração, design e arquitetura.

Filtro de água Biologique

Filtro de água Biologique
(Divulgação/Casa.com.br)

Primeiro lançamento do Estúdio Biologique – criado pela designer Alessandra Casagrande, em parceria com o arquiteto Gelcy Pizzolo Torquato, e instalado em Criciúma (SC) em 2022 -, o filtro de água Biologique é uma evolução do tradicional filtro de barro e mantém o mesmo processo de filtragem. É feito de porcelana com pés confeccionados em madeira e seu design é inspirado nas bolhas que se formam em quedas d’agua, ondas do mar e bolhas de sabão. O elemento filtrante, conhecido como vela, é uma peça cilíndrica porosa e, em seu interior, há carvão ativado e prata coloidal. A peça recebeu o selo na categoria Kitchen Appliances.

Projeto Floresta Docol, de Bloco Arquitetos

Docol na expo revestir
(Manuel Sá/Casa.com.br)

O projeto assinado pelo BLOCO Arquitetos, dos arquitetos Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, para o estande “Floresta Docol” na Expo Revestir 2023, foi o vencedor na categoria Interiores Architecture/Trade Fair Exhibitions. “Pensamos em um espaço expositivo que pudesse ser construído de forma rápida e com o mínimo possível de desperdício, por meio da utilização de um material de baixo impacto ambiental. Assim, concebemos um módulo em ‘madeira sustentável’, a MLC (madeira laminada colada), que pode ser combinado para a criação de uma grande ‘grelha’ estrutural. Esse módulo deveria ser montado e desmontado de forma rápida, por inúmeras vezes, evitando o desperdício e possibilitando seu eventual uso para diferentes funções”, explica o arquiteto Daniel Mangabeira.

Para expor os produtos de uma forma visualmente permeável, sem salas fechadas, foi concebido um módulo de MLC como uma série de “linhas” estruturais sobre as quais foi possível apoiar diversas formas de iluminação e exposição dos produtos da marca, desde painéis e volumes suspensos do chão a espaços para montagem de “moodboards”. Essa “floresta de pilares” também deu lugar a uma “clareira” livre de obstáculos visuais e coroada por uma tela de projeção, criando um espaço para apresentações e exposições.

Continua após a publicidade

Celina Lounge Chair, de BST Arquitetura e Estúdio Latino de Design

Celina Lounge Chair, de BST Arquitetura e Estúdio Latino de Design
(Giulinao Perretto/Casa.com.br)

O escritório BST Arquitetura, em parceria com o Estúdio Latino de Design, ganhou o prêmio na categoria Home Furniture com a poltrona Celina, um móvel de forma pura, linhas retas e com uma estrutura quadriculada que faz referência ao cobogó. Os dois planos verticais são unidos por barras horizontais que sustentam o assento e o encosto. Dessa forma, a peça também oferece referências minimalistas, além de generosas almofadas.

Cadeira Manacá, de Daniela Ferro

Cadeira Ferro, de Daniela Ferra
(Divulgação/Casa.com.br)

A designer Daniela Ferro foi premiada na categoria Home Furniture com a cadeira Manacá, desenvolvida em parceria com a Marê Mobília. Destinada ao uso em áreas externas e disponível nas versões com e sem braços, a peça foi inspirada na rica tradição brasileira de tecelagem manual de fibras naturais. Essa referência está presente no encosto e no assento, tramados em ziguezague com fita náutica de poliéster. O resultado é um efeito visual, em que as fitas se cruzam, criando um efeito de tridimensionalidade. A estrutura é confeccionada em cumaru, cuja resistência permite que o design seja leve, com perfis delgados e mínimo uso de matéria-prima.

Linha Mandacaru, da Desygn Móveis Jardim

Linha Mandacaru, da Desygn Móveis Jardim
(Divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Assinado pelo designer Kleber Alves, a Linha Mandacaru, da Desygn Móveis Jardim, engloba luminárias, cabideiros e o Sofá Mandacaru. Inspirada na resistência e na história de Mossoró (RN), essa linha é uma homenagem à bravura do povo nordestino, com destaque para a avó de Kleber, Maria Alves Cabral, que costurou bornais para enfrentar a invasão de Lampião na cidade. “Fiz uma analogia entre a resiliência do povo nordestino e a planta Cereus jamacaru (mandacaru), símbolo duradouro, adaptável e belo da cultura brasileira, que inspirou o design dos produtos”, conta. As peças foram premiadas na categoria Home Furniture.

Linha de Produtos Ozônio, da Docol

Linha de Produtos Ozônio, da Docol
(Divulgação/Casa.com.br)

A tecnologia DocolOzônio, da Docol, foi premiada com o selo na categoria Kitchen Fittings/Furniture e tem como a sua principal característica seu poder antibactericida – elimina 99% das bactérias das superfícies e é capaz de remover 75% dos agrotóxicos dos alimentos. Por meio da reação entre água e o oxigênio, ela gera o ozônio que é capaz de remover microrganismos nocivos à saúde sem deixar resíduos no meio ambiente. É um processo natural, seguro, sem aditivos químicos e que não exige refil. A Docol é a única empresa da América Latina a
disponibilizar essa tecnologia que possui eficácia comprovada em pesquisas.

Brumadinho Memorial, de Gustavo Penna e Greco

Brumadinho Memorial, de Gustavo Penna e Greco
(Rafael Motta/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Em 25 de janeiro de 2019, um enorme desastre envolvendo uma barragem de rejeitos contendo resíduos de uma mina de minério de ferro e planta de processamento em Brumadinho (MG) desabou e matou 272 pessoas. Os familiares das vítimas criaram uma associação denominada AVABRUM, com o objetivo de atender reivindicações relacionadas aos direitos daqueles que sofreram a perda de seus entes queridos. Uma das compensações foi a criação do Memorial para homenagear as vítimas e servir de alerta para futuras tragédias. O projeto arquitetônico assinado por Gustavo Penna com identidade e sinalização da GRECO ganhou o iF Gold Award, honraria máximo do prêmio.

Misturados ao arvoredo original, onde o Memorial foi construído, foram plantados 272 ipês amarelos, árvores que florescem quando a seca aperta e nos mostram que, apesar de tudo, a vida continua. Recortada em metal e iluminada, a flor do ipê se repete ao longo de um percurso de 230 m. Uma flor para cada vítima.

Dolce Gusto Neo Flagship, do Estudio Guto Requena

Dolce Gusto Neo Flagship, do Estudio Guto Requena
(Divulgação/Casa.com.br)

Inspirada na delicada flor de cinco pétalas do café, a Nova Flagship Dolce Gusto Neo, em São Paulo, se estrutura como uma cúpula formada por cinco eixos, cada um marcado por um pórtico de vidro, possibilitando um edifício que não tem frente ou fundo e com uma visibilidade 360° do entorno verde. No projeto do Estudio Guto Requena, os interiores se aproveitam da estrutura interna, organizando o programa da loja e servindo de base para suportes e displays de produtos. É o primeiro edifício na América Latina com sua forma criada por meio de algoritmos e fabricada com auxílio de impressão 3D em materiais biodegradáveis. O projeto ganhou na categoria Public Architecture.

Kintsugi Residence, de Fernanda Marques

Kintsugi Residence, de Fernanda Marques
(Divulgalção/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Fernanda Marques recebeu o iF Design Award pelo projeto Kintsugi, um apartamento localizado no Parque Cidade Jardim, São Paulo. O projeto foi reconhecido na categoria Residencial Interiors pelo uso extensivo de lâminas de madeira nas paredes, proporcionando um ambiente residencial distinto.

Buffet Desvio, do escritório FGMF

Buffet Desvio, do escritório FGMF
(Jomar Bragança/Casa.com.br)

O buffet Desvio, desenvolvido pelo escritório de arquitetura FGMF para a Lider, conquistou o iF Design Award 2024 na categoria Home Furniture. O móvel nasceu a partir de um projeto de interiores, desenvolvido pelo escritório.  “Criamos o aparador Desvio quando nos deparamos com a necessidade de uma peça diferente que se ajustasse ao layout de mesas assimétricas. Desenvolvemos com a Lider, nossa parceira de longa data, esse móvel misto de madeira e metal que, além do uso prático, tem uma forma plástica bastante distinta”, comenta Fernando Forte.

Dot Chair, da Flexform

Dot Chair, da Flexform
(Divulgação/Casa.com.br)

A cadeira DOT, produzida pela Flexform e desenhada por Baldanzi & Novelli, foi premiada por sua abordagem focada na versatilidade e na ergonomia na categoria Office/Stationary, atendendo às necessidades de ambientes de escritório e home office. Oferecendo uma ampla gama de combinações de cores e materiais, a peça foi reconhecida pelo design que possibilita personalização enquanto mantém conforto para diversos biotipos de usuários.

Continua após a publicidade

Cadeira Cuna, da Lider Interiores

Cadeira Cuna, da Lider Interiores
(Divulgação/Casa.com.br)

A cadeira Cuna, desenvolvida pelo estúdio emDoïsdesign foi premiada na categoria Home Furniture. O móvel possui estrutura de madeira usinada e foi pensado para receber um assento de bolsa de couro tipo soleta com costura aparente, que faz referência aos móveis do modernismo brasileiro. “Este selo atesta a qualidade e a importância de um bom desenho, aliados à capacidade e à expertise da Lider na execução, de um projeto diferenciado e singular e da união de esforços que resulta em um produto vencedor”, diz Roberto Hercowitz, nome à frente do estúdio, ao lado de Mariana Betting.

Navegar, da Mush e Furf Design Studio

Navegar, da Mush e Furf Design Studio
(Divulgação/Casa.com.br)

A startup paranaese MUSH e a Furf Design Studio foram premiadas na categoria Personal Use com a peça Navegar, uma urna funerária biodegradável feita de micélio – um biomaterial desenvolvido a partir da vegetativa dos cogumelos, proveniente dos resíduos da agroindústria. A peça também conta com um olhar sustentável já que, em poucos dias, se dissolve na água ou na terra e serve como fertilizante natural, sendo 100% biodegradável.

Mesa Versa, de Patricia Anastassiadis

Mesa Versa, de Patricia Anastassiadis
(Divulgação/Casa.com.br)

Em analogia ao yin-yang, a mesa Versa é composta por duas partes iguais que se encaixam e se complementam, distinguindo-se apenas pela textura de acabamento diferenciada, com bordas arredondadas e detalhadas que acentuam a sua leveza. O móvel de Patricia Anastassiadis para a Artefacto venceu na categoria Home Furniture.

Cadeira Enxada + Pirarucu, do Estúdio Pedro Luna

Cadeira Enxada + Pirarucu, do Estúdio Pedro Luna
(Divulgação/Casa.com.br)

Na categoria Home Furniture, o Estúdio Pedro Luna foi premiado com a cadeira Enxada + Pirarucu: o móvel é revestido com pele natural do peixe pirarucu proveniente de manejo sustentável e tingida ecologicamente. Já a a estrutura é de cabo de enxada e chapa de ferro cortada a lase com pintura eletrostática. A proposta do ateliê é investigar objetos populares, e muitas vezes comuns, que tenham pureza e consequente beleza em suas formas.

LRM House, por Studio AG e Lock Engenharia

LRM House, por Studio AG e Lock Engenharia
(Divulgação/Casa.com.br)

O Studio AG, liderado por Amanda Castro e Giovana Giosa, foi premiado na categoria Residencial Architecture pela residência LRM, localizada em São Paulo. O projeto se destaca por sua localização em um terreno estreito e comprido, com soluções de design que maximizam a iluminação natural e a privacidade. A entrada da residência é marcada por um grafite de um índio azul, elemento destacado como um “amuleto” de proteção pelos proprietários.

Suvinil Revela 2023+: O Poder das Cores

Mesas em cerâmica com a cor do ano
(Suvinil/Casa.com.br)

A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, foi premiada no iF Design Awards na categoria Textiles/Walls/Floor com o Suvinil Revela 2023+: O Poder das Cores, estudo anual de tendências que a marca lança há 15 anos. Com um olhar 100% brasileiro, baseado em dados globais de comportamentos e tendências, a edição premiada foi a de 2023, que elegeu a Calcita Alaranjada como a cor do ano. Além disso, o Suvinil Revela 2023+ trouxe 25 tonalidades divididas em cinco paletas que ilustravam os sentimentos das pessoas naquele momento: A Exausta; A Otimista; A Empolgada; A Conectada; A Cibernética.

Regador Flua, da Vasap

Regador Flua, da Vasap
(Divulgação/Casa.com.br)

Com design assinado por Guto Indio da Costa para a Vasap o regador Flua foi laureado na categoria Home Furniture e traz um design orgânico, com composição de plástico 100% reciclado, capacidade para 2 L e diversas cores disponíveis.

Publicidade