Continua após publicidade

Estilo Memphis e Pop Art inspiram coleção de móveis italianos

Criados por grandes nomes do design, os móveis fazem parte de uma coleção limitada e são verdadeiras peças de arte

Por Kym Souza
Atualizado em 5 dez 2022, 14h08 - Publicado em 27 ago 2020, 11h02
 (Reprodução/)
Continua após publicidade

Um grupo de designers criou sete modelos de móveis para a italiana De Rosso, que reinterpretam clássicos da marca e apresenta novas peças. Entre os profissionais estavam os designers Adam Nathaniel Furman, Richard Hutten e Paola Navone, também o artista italiano Ugo Nespolo e a designer francesa Martine Bedin, que foi fundadora do Memphis Group na década de 1980. Eles desenharam uma coleção limitada com peças únicas, que são verdadeiras peças de arte.

de-Designers-usam-movimentos-artísticos-para-reinterpretar-móveis-De-Rosso-casacom-8
(Reprodução/)

Juntos, os cinco criativos desenharam uma estante, duas cadeiras, duas mesas e dois aparadores, cada um refletindo o estilo pessoal de seu criador, mas unidos pelo mesmo uso exuberante da cor.

Isso está de acordo com a linguagem de design da De Rosso, que a empresa descreve como um cruzamento de pop art, o movimento Alchimia e o movimento Memphis.

“O principal objetivo era celebrar a herança e o talento da empresa, ao mesmo tempo em que acrescentava o design e os designers certos para combinar e continuar no futuro”, disse o consultor da empresa Massimo De Conti. Feitos em colaboração com a marca de laminados Abet Laminati, cada um dos itens de mobiliário da edição limitada é feito de laminado decorativo de alta pressão, com exceção da estante de livros da Bedin, que incorpora mármore preto belga.

de-Designers-usam-movimentos-artísticos-para-reinterpretar-móveis-De-Rosso-casacom-estante-6
(Reprodução/)
Continua após a publicidade

A estante Bedin’s Slate é feita de pedaços de laminado, que foram transformados em caixas cúbicas e empilhados uns sobre os outros. Enquanto algumas das caixas foram impressas com cores intensas, outras apresentam padrões animados que lembram efeitos de tinta marmorizada.

Furman projetou a cadeira Chomp e a mesa de centro Lounge Hog, que apresentam formas zoomórficas e tons brilhantes de rosa, verde, amarelo, laranja, roxo e azul. Com um encosto e assento feito de duas camadas de laminado que foram cortadas ao longo de uma borda para se parecer com dentes afiados, a cadeira Chomp imita de forma divertida um monstro fictício que está pronto para morder quem se sentar.

de-Designers-usam-movimentos-artísticos-para-reinterpretar-móveis-De-Rosso-casacom-7
(Reprodução/)

A mesa Lounge Hog, por outro lado, é modelada a partir de um ouriço, com uma mesa em forma de corpo redondo e pontiagudo de um animal.

Continua após a publicidade

O designer holandês Hutten foi responsável por redesenhar a cadeira Sec, introduzindo novos padrões e cores. A cadeira é feita de uma única forma cúbica, que teve outro quadrado cortado em sua parte superior para criar um assento. 

de-Designers-usam-movimentos-artísticos-para-reinterpretar-móveis-De-Rosso-casacom-SEC-chair-3
(Reprodução/)

A designer italiana Paola Navone criou dois aparadores divertidos, intitulados Watermelon e Meraviglia, sendo que o último é um design totalmente novo, enquanto o outro é uma reinterpretação de uma peça de arquivo.

de-Designers-usam-movimentos-artísticos-para-reinterpretar-móveis-De-Rosso-casacom-watermelon-2
(Reprodução/)
Continua após a publicidade

Um dos objetos parece exatamente como o nome indica, com armários pontilhados com formas pretas semelhantes à sementes e laterais verdes.

de-Designers-usam-movimentos-artísticos-para-reinterpretar-móveis-De-Rosso-casacom-pop-graphics-1
(Reprodução/)

O artista italiano Nespolo criou um design totalmente novo para De Rosso: a mesa Febo, que tem uma estrutura simples, mas é impressa com gráficos pop.

de-Designers-usam-movimentos-artísticos-para-reinterpretar-móveis-De-Rosso-casacom-chomp-4
(Reprodução/)
Continua após a publicidade
Publicidade