Assim como as sorveterias estão se reinventando para se encaixarem no mundo das experiências, conheça em Saboreie a doce arquitetura das sorveterias, os sorvetes também acabam seguindo a mesma lógica, trazendo tendências e opções únicas.
Confira, aqui, 5 designs incríveis de sorvete:
Doce que brilha no escuro
Esta ideia foi produzida para facilitar a comilança sem atrapalhar o filme! O estúdio de design de alimentos Bompas & Parr, projetou a sobremesa para a marca Cornetto, famosa pelo cone de waffle, com chocolate e recheio amarelo luminescente.
A técnica consiste em riboflavina ou vitamina B2, que brilha em determinados comprimentos de onda de luz e não prejudica a visão da tela – nenhum dos químicos altera o gosto. Além dessa invenção, a equipe também elaborou uma série de coberturas para sobremesas com enzimas luciferinas brilhantes de bactérias geneticamente modificadas – as mesmas das águas-vivas e vagalumes.
Contagem regressiva através de chocolates
Para acompanhar as festas de final de ano, a designer italiana Paola Navone inventou uma forma deliciosa de cortar os dias até o ano novo. O bolo da Häagen-Dazs possui uma casca de chocolate branco e 31 colunas recheadas de sorvete com chocolate ao leite e folhas de ouro ou prata comestíveis.
A “explosão de tijolo de sorvete”, como a criadora chama, é sofisticada, mas também uma ótima opção para juntar a família em um momento especial. Com alturas variadas, divida os cubos e utilize como um jogo, consumindo no dia a dia.
O bolo possui duas versões: uma de chocolate amargo e amêndoas, com cobertura marrom flocada; e a outra de macadâmia quebradiça e doce de leite com cobertura vermelha. Ambas com bases crocantes feitas de arroz tufado.
Nuvens que derretem na boca
A sobremesa em forma de nuvem, também da Häagen-Dazs, possui duas cores graduadas para remeter o amanhecer e anoitecer. O primeiro, de trufa de champagne com chocolate belga, é vermelho. Já o segundo incorpora os famosos sabores da marca, doce de leite e biscoitos com creme, e tem uma cor laranja crepuscular.
O coletivo de design sueco Front teve a ideia a partir das nuvens de neve e planejou para que flocos, na hora de comer, borrifem no prato.
Luas de açúcar
As esferas com crateras brancas foram desenvolvidas pelo Doshi Levien, de Londres – Inglaterra – para a Häagen-Dazs. Os produtos em forma de luas são bolos de sorvete densamente recheados. A base é feita de biscoito de pistache e as camadas de sorvete de nozes de macadâmia, merengue e uma camada de sorvete de framboesa. A outra opção, a lua laranja, tem chocolate crocante no fundo, camadas de sorvete de nozes, caramelo salgado e sorvete de baunilha.
Nipa Doshi e Jonathan Levien, que compõem a equipe, foram inspirados por muitos lugares diferentes e elementos de fantasia, aventura e imaginação. O filme mudo de Georges Méliès de 1902, Viagem à Lua, a obra de Léon Tutundjian de 1929 e as formas quase esféricas das primeiras bombas de sorvete são alguns exemplos.
Vilarejos festivos
Criado para o Natal, o bolo de sorvete Village desenhado pelo estúdio de design japonês Nendo para a marca Häagen-Dazs, apresenta pequenas casas de chocolate ao leite, recheadas com calda e pedaços de nozes caramelizadas. Destinadas a lembrar as pessoas de voltar para casa e se juntar à família nas férias de Natal. Na compra de duas vilas, pontes de chocolate foram fornecidas para conectá-las e tornar os bolos peças centrais de decoração.
Dois sabores foram disponibilizados – um à base de caramelo e nozes com cascas de chocolate ao leite; e o outro fabricado com laranjas, frutas secas e aroma de frutas silvestres -, nas duas opções um efeito de neve foi adicionado com pó de chocolate branco.
*Via Dezeen