Cápsula de papelão oferece abrigo em caso de emergência
Já pensou em conseguir construir o seu próprio abrigo e usá-lo em diversas ocasiões?

O Atelie OPA, de Tóquio – Japão, desenvolveu um projeto que gera uma estrutura pré-fabricada de dois andares, leve e resistente, para ser usada em caso de terremotos ou outros desastres e cenários de emergência – incluindo a pandemia de coronavírus.
A cápsula de papelão para dormir garante segurança e privacidade para os usuários. Por ser compacta, a construção foi feita com duas paredes do material reforçado e piso de polietileno de alta densidade – tudo fixado com travas deslizantes, sem a necessidade de usar fita ou pregos.
Veja também
- Design do fim do mundo: o que você precisaria para sobreviver
- Qworkntine é uma cápsula para escritórios do pós-pandemia
Duas grandes caixas – pertencentes a um sistema de embalagens reutilizáveis da marca Tri-Wall – foram conectadas e remodeladas para criar uma única sala. Nesse espaço, um orifício redondo se tornou a entrada e outro menor uma janela para ventilação e entrada de luz natural.
Além disso, um quarto privado inferior, com escrivaninha e cadeira, e uma área para dormir superior são empilhados e conectados por uma pequena escada de papelão.
Com um espaço mínimo de 3,5 m² por pessoa, a cápsula pode ser montada com facilidade em poucos minutos. Estando fora de uso, ela pode ser dobrada e se tornar ¼ do seu tamanho original. Quando sua funcionalidade chegar ao fim, o abrigo pode ser descartado e reciclado.
O protótipo da criação foi apresentado a diversos governos, que responderam positivamente. O Atelie OPA, agora, ajuda no armazenamento e montagem das estruturas em ginásios públicos, para utilização em futuras emergências.
*Via Designboom
Tijolinhos, telhas de barro, madeira e mármore compõem casa em estilo toscano
Reforma preserva essência de casa da década de 1970 incorporando soluções contemporâneas
Apartamento tem cozinha com ilha que pode ficar integrada ou não
Kitnet de 33 m² ganha área de serviço e cozinha integrada à sala após reforma





