Beleza e ergonomia regem coleção de peças da IKEA para a 3ª idade

Assinadas por Britt Monti, líder de criação da empresa, as peças OMTÄNKSAM atendem também pessoas com mobilidade reduzida

Por Editora Olhares / Janela
Atualizado em 18 jun 2020, 10h00 - Publicado em 18 jun 2020, 10h00
ikea-3
(Reprodução/Olhares.news)

Aliando beleza e ergonomia, a nova linha da Ikea desenhada por Britt Monti, diretora criativa da marca sueca, quer atender o público pouco reconhecido pelo universo do design: idosos e o com mobilidade reduzida. As peças, batizadas OMTÄNKSAM, surgiram a partir de uma experiência pessoal da designer com sua mãe.

ikea-1
(Reprodução/Olhares.news)

“O desenho inteligente nasce quando abordamos o mundo por meio dos olhos do outro”, disse em entrevista à revista AD Espanha. Na criação, pesou também a premissa de que, em 30 anos, 22% da população mundial terá 60 anos ou mais. No Brasil, de acordo com dados divulgados pelo IBGE em 2018, estima-se que essa fatia será ainda maior: 28%.

ikea-7
(Reprodução/Olhares.news)
Continua após a publicidade

Para a elaboração dos móveis e objetos, Britt contou com a consultoria de ergonomistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Para serem funcionais ao público 60+, as peças precisaram sofrer algumas alterações. A poltrona, por exemplo, possui encosto alto, apoio lombar e travesseiro de pescoço ajustável, além de um bolso lateral para armazenar livros, controle remoto e o que mais for preciso. Para facilitar o sentar e o levantar, a posição do assento foi aplicada mais reta do que o usual, com apoios de braço mais altos.

Quer saber mais? Então clique aqui para ler a matéria completa da Olhares.News!

Publicidade