Mais uma feira na Europa na qual o desenho brasileiro é reverenciado: a Stockholm Light and Furniture, na capital sueca. Em estande compartilhado pela FAU-USP, de São Paulo, e as Träcentrum School e Jönköping University, de Estocolmo, peças realizadas por estudantes das instituições homenageiam dois mestres da madeira: o baiano José Zanine Caldas (1919-2001) e Mauricio Azeredo.
O projeto, sob a tutela da professora Maria Cecília Loschiavo, da arquiteta Amanda Carvalho, ambas da FAU-USP, e do designer Paulo Alves, previu o desenvolvimento das peças na Marcenaria São Paulo, de propriedade de Alves. A ideia de celebrar o centenário de José Zanine Caldas por meio de um banco partiu das instituições. Já a homenagem a Maurício Azeredo foi sugestão de Alves.
Azeredo, que vive em Goiânia, é referência no uso de diversidade de madeiras e seu envolvimento no projeto pretende ressaltar a importância de se preservar as espécies para garantir que a floresta continue de pé. As peças foram criadas pelo Grupo de Estudos da Madeira (GEMa), da FAU-USP, e pelos estudantes suecos — cada turma produziu os itens em seu país de origem.
Quer saber mais? Então clique aqui e confira o conteúdo na íntegra da Olhares.News!