Gente, temos que falar sobre WandaVision, a nova série da Marvel, disponível no Disney +. Além de ter uma história e personagens apaixonantes, os cenários, figurinos e ambientação são um espetáculo à parte.
O enredo acompanha Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão/Vision (Paul Bettany) após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato. Cada um dos sete primeiros episódios é uma versão de sitcoms icônicas de uma certa década, começando nos anos 1950, só que com Feiticeira Escarlate como protagonista.
Isso significa que cada semana, os espectadores encontravam um novo set, com novas decorações, formato da tela, figurino e até trilha sonora!
Na primeira parte de Assembled, série documental, são mostrados os bastidores da produção. O diretor Matt Shakman explica que, para o cenário da casa, existia uma base, que se alterava conforme a mudança de era. Este trabalho foi feito por Mark Worthington, diretor de arte que já fez parte da produção de Umbrella Academy e American Horror Story.
“Os sets têm personalidade própria”, ele contou à Architectural Digest. “Há um aspecto de época nisso. É estilizado por uma abordagem de personagem, história e tom.” O primeiro episódio se passa em meados do século XX e lembra comédias como I Love Lucy e The Dick Van Dyke Show.
O segundo episódio rola pela década de 1960 e no início da década de 1970, com acenos para A Feiticeira e Jeannie é um Gênio. Mais tarde, A Família Brady e Mary Tyler Moore são referenciados e, eventualmente, o programa chega aos anos 1980 e 1990 com referências a Roseanne, Três é Demais e Caras & Caretas. Do sexto episódio em diante, ela entra nos dias atuais, com um aceno para Modern Family.
A série foi filmada principalmente em Atlanta e Los Angeles, e embora o orçamento tenha sido de 25 milhões dólares por episódio, muito do design datado foi encontrado em lojas de segunda mão e vintage em Atlanta.
“Estávamos vasculhando em todos os lugares”, disse Worthington, que trabalhou com a decoradora de cenários Kathy Orlando. “Com nosso orçamento, mesmo sendo Marvel, tínhamos que fazer caber dentro dos valores.”
“Às vezes desenhávamos [peças] e mandávamos fazer por encomenda; outras vezes, achávamos vintage”, disse o diretor de arte. “Tudo precisava ser completamente limpo e novo.”
Por causa disso, ele fez questão de não “sobrecarregar” os móveis. “Esse é um dos erros que acontecem em programas de época”, explica. “Tem que ser absolutamente puro e perfeito, a ponto de ficar um pouco estranho.” Encontrar esse equilíbrio – e ter certeza de que não sairia tão exagerado – não foi fácil, afirma.
Worthington não incluiu nenhum mobiliário de design no cenário, porque era importante que a casa evocasse “a classe média americana em todos os sentidos”, justificou ele. “Você não consegue nenhuma mobília Harry Bertoia aqui. Estávamos mais interessados em peças sem nomes de designers que pareciam certas para o período, mas eram claramente mais anônimas.”
Mesmo sem os grandes nomes, a decoração retrô é fácil e divertida, e se encaixa muito bem na tela. “Muito disso é simplesmente ótimo design, não importa a época”, diz Worthington e finaliza: “As pessoas são atraídas por um bom design.”
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