Verão: como criar uma decoração que traz o clima da praia para a casa

Cansado da vida urbana? Veja como criar uma decoração que deixa sua casa com cara de casa de praia

Por Redação
28 dez 2023, 19h00
Casa 600 m2 vista mar décor rústico contemporâneo Escala Arquitetura carolina escada patricia landau decoracao sala lareira banco tapete mesa
Projeto de Escala Arquitetura. (MCA Estudio/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Início do verão, onda de calor, réveillon e férias escolares: motivos não faltam para pegar a estrada e apreciar os dias ensolarados à beira mar! Mas se uma viagem estiver fora dos planos, a arquiteta Aline Zanoni, sugere materiais e itens para levar a atmosfera dos dias de descanso na praia para a decoração da sua casa. A especialista em interiores pontua cinco dicas para essa transformação sazonal:

Cores

Sala de estar com tapete bege, sofá branco, cortina branca e mesa de centro com tampo de vidro.
Projeto de Juliana Pippi. (Ruy Teixeira/Casa.com.br)

“Não é novidade que as cores transmitem emoções e sensações. Por isso, na hora de trazer um clima de férias na praia para dentro de casa, dê preferência por uma paleta al mare, que tenha tons que remetam à água, como também a palha natural e o branco. A cor palha remete ao acolhimento, além de ser superclássica.

Papel de parede floral e toques de azul dão ar cozy à este apê de 200m². Projeto de Ana Cano. Na foto, quarto de casal com papel de parede azul.
Projeto de Ana Cano. (Gustavo Bresciane/Casa.com.br)

Ela vai lembrar muito o tom da areia do mar, enquanto a cor azul, vai se assemelhar ao céu e à imensidão do mar. Essa última também é uma cor de relaxamento, que vai trazer paz para o ambiente”, pontua Zanoni.

Materiais e mobília

Casa 600 m2 vista mar décor rústico contemporâneo Escala Arquitetura carolina escada patricia landau decoracao quarto poltrona cama espelho tapete
Projeto de Escala Arquitetura. (MCA Estudio/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“Opte por fibras naturais, como linho e algodão. Eles trazem uma sensação de leveza e lembram itens bastante usados no litoral, como bolsas e chapéus, além de remeter aos famosos coqueiros. Eles podem ser expostos em um sofá, poltronas e até cortinas de linho na cor palha, além de cadeiras feitas de fibra natural e tapetes de algodão. Móveis de vime ou rattan, um tipo de fibra, também são uma boa pedida, principalmente para a área externa”, diz Aline.

“Outro truque é escolher tecidos com temas náuticos, como conchas, boias e âncoras, ou apenas listras, que podem ser utilizados em almofadas e mantas para cobrir sofá, por exemplo. Mas bastante cuidado para não escolher uma estampa carregada demais, com muitas cores e informações. Não vai ser elegante e nem oferecer relaxamento e sim mais estímulos à mente”, alerta.

Acessórios

A vista da sala desta casa de praia é o mar de Juquehy. Projeto de Beatriz Quinelato. Na foto, sala com chaise azul, parede ripada e vista pra varanda.
Projeto de Beatriz Quinelato. (Rafael Renzo/Casa.com.br)

A mesma dica de tecidos com temas náuticos se aplica também para outros itens de decoração, como quadros e enfeites. “Use e abuse de artes inspirada no mar, como pinturas de paisagens costeiras ou fotografias de praias. Os espelhos decorativos também criam uma sensação de amplitude, além de refletir luz natural”, menciona a arquiteta.

Continua após a publicidade

Plantas

Sala de estar em tons beges, mesa redonda pequena de madeira, cadeiras de palhinha, luminária de palhinha e plantas.

“As plantas também são muito bem-vindas. Elas podem ser tropicais ou aquáticas para trazer um toque de vegetação, ou ainda, podem ser típicas das encontradas em locais de férias, como palmeiras, samambaias e suculentas.

Aromatizadores

Por fim, um pequeno detalhe que faz diferença é utilizar velas, sprays e difusores com fragrâncias frescas e oceânicas para evocar o cheiro do mar”, conta Zanoni.

Publicidade