Vasos de cerâmica: 5 dicas para usá-los na decoração
Peças reforçam atmosfera acolhedora dos ambientes e trazem autenticidade ao lar

Itens indispensáveis no universo da decoração, os vasos de cerâmica estão entre os objetos mais versáteis para a composição dos ambientes. Com diferentes formas e funções, as peças apresentam vasto leque de cores e acabamentos, podendo ser combinadas com os mais variados estilos de projeto, principalmente com aqueles que buscam valorizar o trabalho artesanal e a produção brasileira.
“O encantamento com a cerâmica reside no fato de que cada movimento das mãos no barro, por menor que seja, convida (de forma orgânica) ao surgimento de uma peça repleta de histórias e significados”, conta o ceramista e professor Jef Castelani, à frente da Cerâmica Castelani.
Para a escolha da peça ideal, o ceramista ensina que se deve considerar o ambiente onde o vaso estará inserido para garantir que sua cor e seu formato contribuam com o equilíbrio e a harmonia do espaço. Além disso, vale dar atenção especial às marcas que as superfícies podem conter, que valorizam a história que cada peça carrega e inserem toque de charme e autenticidade à decoração.

Entre as diversas formas de incorporar o uso de vasos aos espaços, a mais comum (e óbvia) é utilizar a cerâmica como suporte para uma planta. Neste caso, a orientação do ceramista e professor é começar a partir do vaso e, em seguida, eleger a espécie, o que possibilita a criação de uma composição mais harmoniosa entre os dois. É fundamental notar se o vaso tem largura adequada para permitir o pleno desenvolvimento da planta e se conta com furo para escoamento da água.
Porém, os vasos não se limitam apenas a essa função, uma vez que podem armazenar outros objetos ou ter, exclusivamente, papel decorativo. Independentemente da função que a peça irá exercer, ela tem o poder de harmonizar qualquer ambiente, podendo se adaptar a diferentes propostas. “Tenho vasos até no banheiro, por exemplo”, conta Castelani.

O profissional é favorável a uma decoração sem amarras, isto é, com liberdade para a composição de ambientes sem regras fixas. Isso inclui os vasos, cujas combinações podem incluir peças bojudas, que remetem às das casas das avós, ou com formas delgadas. Se o objetivo da decoração for conceber um visual mais alinhado, a sugestão é escolher vasos com formatos similares. Agora, se a falta de espaço é um empecilho, a aposta em vasos mais altos e finos, que transmitem sensação de harmonia e contribuem para não sobrecarregar o ambiente.