Estamos quase no final do ano, e isso significa que as tendências de decoração para o ano que vem já estão aqui! Algumas empresas já revelaram suas Cores do Ano 2023. Considerando as que vimos até agora, a direção das paletas de cores parece apontar para tons terrosos aconchegantes, inspirados em elementos naturais.
Curioso? Confira aqui quais tonalidades foram divulgadas e se inspire para o décor do ano que vem:
Pantone: Viva Magenta
Este ano a marca escolheu uma tonalidade rosa intensa como a Cor do Ano de 2023. Marcante, a Viva Magenta vem como reflexo dos “tempos não convencionais” que vivemos. A ideia é trazer inspiração e entusiasmo, depois de anos tão difíceis.
“Audacioso, espirituoso e inclusivo para todos, Pantone 18-1750 Viva Magenta dá as boas-vindas a todos e a todos com o mesmo espírito rebelde”, disse a marca.
Já muito presente na moda e nas maquiagens (ela lembra bastante um blush!), o rosa da Pantone promete tendências estilosas também na decoração.
Sherwin-Williams: Redend Point (“ponto final vermelho”, em tradução livre)
Uma mistura entre rosa e marrom, essa tonalidade bege evoca o sentimento de conforto das cores terrosas. Neutra e delicada, a cor é bastante versátil e promete trazer bastante aconchego.
“As pessoas foram atraídas por tons terrosos e inspirados na natureza nos últimos dois anos, e isso é algo que continuará em 2023 e adiante”, diz Sue Wadden, diretora de marketing de cores da Sherwin-Williams. “Verdes, azuis e marrons podem fazer com que qualquer espaço pareça seguro, calmante e aterrado, mas ainda energizado.”
Dunn-Edwards: Terra Rosa
Mais intensa do que a Redend Point, o tom Terra Rosa traz um toque de rosa mais profundo, semelhante ao vinho. Essa cor com certeza vai aquecer os ambientes com um toque de rusticidade.
A marca a descreve como “um tom rosa profundo e rosado com um toque de terracota que exala confiança, criatividade e aconchego. Refletindo a quantidade certa de introspecção, este tom de rosa canela é forte, mas acessível, e atua como um neutro refrescante atualizado para marrons e bordôs.”
Benjamin Moore: Raspberry Blush (blush de framboesa)
Vibrante e alegre, a Raspberry Blush é descrita pela Benjamin Moore como “um tom vivaz de coral tingido de rosa, que Blush anima os sentidos com um otimismo elétrico”. Dos tons revelados até agora, essa é mais animada: ela possui até uma playlist no Spotify!
Para quem busca vigor em 2023 e está disposto a ousar no décor, essa cor vai trazer otimismo para seus projetos.
Coral: Silêncio de Inverno
Exalando tranquilidade, a cor Silêncio de Inverno busca trazer positividade por meio do contato com a natureza. A inspiração veio do conceito de transformação, representado pela semente.
Segundo a Akzo Nobel, o nome “silêncio” evoca a plenitude da natureza e “inverno” transmite a magia presente em suas transformações. Eles a descrevem como “uma cor positiva e natural que, ao nos conectar com a natureza, torna a nossa casa mais aconchegante.”
Suvinil: Calcita Alaranjada
Preparem as memórias nostálgicas, a cor da Suvinil de 2023 é um tom alaranjado de inspiração nos laranjas vibrantes dos anos 1970 com um toque terroso que se remete ao solo ancestral.
A marca a descreve como “uma cor que nos ajuda a caminhar firme pelo presente” e ainda acrescenta “Em 2023, vamos nos cercar de segurança ancestral, inspiração do agora e esperança para seguir em frente”.
Baseada na Calcita Alaranjada foram criadas quatro paletas de cor (com nomes fantásticos!): A Exausta, A Otimista, A Empolgada, A Conectada e A Cibernética.
Impress Decor: Zaha
Em sintonia com a Pantone, a Impress Decor escolheu uma tonalidade rosa avermelhada mais fechada como sua aposta para 2023. A Zaha carrega consigo um quê ancestral e natural, porém bastante ousada, sobretudo quando colocada em contraponto com tons mais claros.
“É da essência do ser humano o anseio de superar, e a força presente na cor Zaha é reflexo do período repleto de incertezas que atravessamos. Chegou o momento de sair da inércia, de ter coragem, de experimentar novas sensações, de mostrar nossa personalidade”, comenta Alexandre Chiquiloff, gerente de design e produto da Impress Decor Brasil.
Anjo Tintas: Calmaria
Em busca de tranquilidade, a Anjo Tintas escolheu um tom verde claro como a cor de 2023. Calmaria é uma cor para quem busca algo mais relaxante e fresco para os interiores.
“A escolha foi feita baseada em alguns pontos que despertaram atenção, após dois anos de pandemia, tais como saúde e bem-estar. Em um mundo em que estamos em constante mudança e movimento, trouxemos uma cor que transmitisse uma sensação de paz, tranquilidade, calmaria”, explica Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas.
Iquine: Paquetá 1281
Saindo da terra e indo em direção ao mar, a cor do ano da Iquine, a Paquetá 1281, é um azul claro e luminoso, que estimula o pensamento criativo e promove sentimentos de segurança emocional e bem-estar. Em meio às turbulências do mundo, a tonalidade busca trazer a leveza e a calma aos ambientes.
“Buscamos entender os movimentos sociais e as tendências globais que afetam localmente, sempre trazendo o olhar para a nossa realidade como sociedade, respeitando os aspectos culturais e também os anseios atuais. Colocamos a cor no centro da experiência humana como uma ferramenta poderosa que afeta nossas emoções. Nesse cenário de estados emocionais mais intensos, a cor Paquetá age trazendo leveza nessa transformação na vida das pessoas e na decoração de ambientes, um azul ativo que traz clareza mental e ajuda a promover momentos mais tranquilos”, explica Magaly Marinho, Head de Marketing e Inovação do Grupo Iquine.