Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Tons terrosos e rosados dominam as Cores do Ano 2023!

Com o final do ano chegando, as tendências para 2023 já começaram a aparecer. Confira as cores tendência para o ano que vem

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 fev 2023, 19h00 • Atualizado em 8 fev 2023, 12h29
  • Montagem com três cores do ano de 2023
    (Sherwin Williams/Benjamin Moore/Dunn Edwards/Divulgação)

    Estamos quase no final do ano, e isso significa que as tendências de decoração para o ano que vem já estão aqui! Algumas empresas já revelaram suas Cores do Ano 2023. Considerando as que vimos até agora, a direção das paletas de cores parece apontar para tons terrosos aconchegantes, inspirados em elementos naturais.

    Curioso? Confira aqui quais tonalidades foram divulgadas e se inspire para o décor do ano que vem:

    Pantone: Viva Magenta

    Viva magenta; cor do ano; pantone; cor do ano 2023
    (Reprodução Pantone/Dezeen)

    Este ano a marca escolheu uma tonalidade rosa intensa como a Cor do Ano de 2023. Marcante, a Viva Magenta vem como reflexo dos “tempos não convencionais” que vivemos. A ideia é trazer inspiração e entusiasmo, depois de anos tão difíceis.

    Viva magenta; cor do ano; pantone; cor do ano 2023
    (Reprodução Pantone/Dezeen)

    “Audacioso, espirituoso e inclusivo para todos, Pantone 18-1750 Viva Magenta dá as boas-vindas a todos e a todos com o mesmo espírito rebelde”, disse a marca.

    Continua após a publicidade
    Viva magenta; cor do ano; pantone; cor do ano 2023
    (Reprodução Pantone/CASA CLAUDIA)

    Já muito presente na moda e nas maquiagens (ela lembra bastante um blush!), o rosa da Pantone promete tendências estilosas também na decoração.

    Sherwin-Williams: Redend Point (“ponto final vermelho”, em tradução livre)

    Quarto com luminária escultural
    (Sherwin Williams/Divulgação)

    Uma mistura entre rosa e marrom, essa tonalidade bege evoca o sentimento de conforto das cores terrosas. Neutra e delicada, a cor é bastante versátil e promete trazer bastante aconchego.

    Quarto com boiseries e cama de solteiro
    (Sherwin Williams/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    “As pessoas foram atraídas por tons terrosos e inspirados na natureza nos últimos dois anos, e isso é algo que continuará em 2023 e adiante”, diz Sue Wadden, diretora de marketing de cores da Sherwin-Williams. “Verdes, azuis e marrons podem fazer com que qualquer espaço pareça seguro, calmante e aterrado, mas ainda energizado.”

    Dunn-Edwards: Terra Rosa

    Parede colorida; mesa em madeira rústica com louças
    (Dunn Edwards/Divulgação)

    Mais intensa do que a Redend Point, o tom Terra Rosa traz um toque de rosa mais profundo, semelhante ao vinho. Essa cor com certeza vai aquecer os ambientes com um toque de rusticidade.

    Varanda com paredes pintadas; pergolado de madeira
    (Dunn Edwards/Divulgação)

    A marca a descreve como “um tom rosa profundo e rosado com um toque de terracota que exala confiança, criatividade e aconchego. Refletindo a quantidade certa de introspecção, este tom de rosa canela é forte, mas acessível, e atua como um neutro refrescante atualizado para marrons e bordôs.”

    Continua após a publicidade

    Benjamin Moore: Raspberry Blush (blush de framboesa)

    Sala de estar com poltronas e lareira
    (Benjamin Moore/Divulgação)

    Vibrante e alegre, a Raspberry Blush é descrita pela Benjamin Moore como “um tom vivaz de coral tingido de rosa, que Blush anima os sentidos com um otimismo elétrico”. Dos tons revelados até agora, essa é mais animada: ela possui até uma playlist no Spotify!

    Para quem busca vigor em 2023 e está disposto a ousar no décor, essa cor vai trazer otimismo para seus projetos.

    Coral: Silêncio de Inverno

    Sala de estar com poltronas, mesa de centro e tapete
    (Akzo Nobel/Coral/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Exalando tranquilidade, a cor Silêncio de Inverno busca trazer positividade por meio do contato com a natureza. A inspiração veio do conceito de transformação, representado pela semente.

    Sala de estar com paredes pintadas em dois tons e boiseries
    (Akzo Nobel/Coral/Divulgação)

    Segundo a Akzo Nobel, o nome “silêncio” evoca a plenitude da natureza e “inverno” transmite a magia presente em suas transformações. Eles a descrevem como “uma cor positiva e natural que, ao nos conectar com a natureza, torna a nossa casa mais aconchegante.”

    Continua após a publicidade

    Suvinil: Calcita Alaranjada

    Sala com cadeira azul e sofá
    (Suvinil/Divulgação)

    Preparem as memórias nostálgicas, a cor da Suvinil de 2023 é um tom alaranjado de inspiração nos laranjas vibrantes dos anos 1970 com um toque terroso que se remete ao solo ancestral.

    Mesa de terracota com lata de tinta
    (Suvinil/Divulgação)

    A marca a descreve como “uma cor que nos ajuda a caminhar firme pelo presente” e ainda acrescenta “Em 2023, vamos nos cercar de segurança ancestral, inspiração do agora e esperança para seguir em frente”.

    Baseada na Calcita Alaranjada foram criadas quatro paletas de cor (com nomes fantásticos!): A Exausta, A Otimista, A Empolgada, A Conectada e A Cibernética.

    Impress Decor: Zaha

    Cor do Ano; impress decor; zaha; cor do ano 2023
    (Divulgação/Casa.com.br)

    Em sintonia com a Pantone, a Impress Decor escolheu uma tonalidade rosa avermelhada mais fechada como sua aposta para 2023. A Zaha carrega consigo um quê ancestral e natural, porém bastante ousada, sobretudo quando colocada em contraponto com tons mais claros.

    Cor do Ano; impress decor; zaha; cor do ano 2023
    (Divulgação/Casa.com.br)

    “É da essência do ser humano o anseio de superar, e a força presente na cor Zaha é reflexo do período repleto de incertezas que atravessamos. Chegou o momento de sair da inércia, de ter coragem, de experimentar novas sensações, de mostrar nossa personalidade”, comenta Alexandre Chiquiloff, gerente de design e produto da Impress Decor Brasil.

    Anjo Tintas: Calmaria

    Em busca de tranquilidade, a Anjo Tintas escolheu um tom verde claro como a cor de 2023. Calmaria é uma cor para quem busca algo mais relaxante e fresco para os interiores.

    “A escolha foi feita baseada em alguns pontos que despertaram atenção, após dois anos de pandemia, tais como saúde e bem-estar. Em um mundo em que estamos em constante mudança e movimento, trouxemos uma cor que transmitisse uma sensação de paz, tranquilidade, calmaria”, explica Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas.

    Iquine: Paquetá 1281

    cor do ano; azul; iquine
    (Iquine/Casa.com.br)

    Saindo da terra e indo em direção ao mar, a cor do ano da Iquine, a Paquetá 1281, é um azul claro e luminoso, que estimula o pensamento criativo e promove sentimentos de segurança emocional e bem-estar. Em meio às turbulências do mundo, a tonalidade busca trazer a leveza e a calma aos ambientes.

    cor do ano; azul; iquine
    (Iquine/Casa.com.br)

    “Buscamos entender os movimentos sociais e as tendências globais que afetam localmente, sempre trazendo o olhar para a nossa realidade como sociedade, respeitando os aspectos culturais e também os anseios atuais. Colocamos a cor no centro da experiência humana como uma ferramenta poderosa que afeta nossas emoções. Nesse cenário de estados emocionais mais intensos, a cor Paquetá age trazendo leveza nessa transformação na vida das pessoas e na decoração de ambientes, um azul ativo que traz clareza mental e ajuda a promover momentos mais tranquilos”, explica Magaly Marinho, Head de Marketing e Inovação do Grupo Iquine.

     

     

     

     

     

     

    Publicidade