Localizado no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, este apartamento de 400 m² foi projetado pelo arquiteto Maurício Nóbrega para um casal e seus dois filhos adultos.
A ideia, exposta no briefing, era ter um espaço amplo para receber visitas e amigos e um quarto bastante confortável para o casal.
Apesar dos espaços já serem grandes, a sala apresentava vários ambientes pequenos e, tanto a área de jantar como o quarto, eram muito impessoais e sem aconchego.
“Na sala fizemos um ambiente de estar único e bem confortável, uma mesa de jantar grande (que também não tinha) e a trouxemos para a frente para desfrutar da vista”, conta Maurício.
Já no lugar onde ficava a antiga sala de jantar – mais para o interior da morada –, o arquiteto optou por fazer um grande hall de entrada com uma nova escada, dando acesso ao andar superior.
O ponto alto do projeto, na visão de Maurício, fica para o shutter de madeira, que divide o hall e a sala de estar. Este espaço permite que o visitante já usufrua da vista desde a entrada.
Com uma parte do shutter “falsa” sobre uma parede, este elemento não fica descentralizado com o sofá da sala. “E, para dar o mesmo efeito de profundidade do shutter que é vazado, revestimos a parede atrás em espelho”, revela o arquiteto.
O décor se desenvolve em tons neutros e leves, garantindo calma e aconchego a todo o imóvel. Ao mesmo tempo, a amplitude dos ambientes, tão desejada pelos moradores, reforça essa sensação e permite que as visitas a aproveitem da mesma forma.