O pistache está por toda a parte! Pertencente a família Anacardiaceae e género Pistacia, denominações aplicadas à árvore e ao fruto seco verde. Isso mesmo, o pistache é um fruto, não uma noz.
Em alta nos últimos tempos, ele invadiu desde os cardápios das sobremesas – do Bacio di Latte até o Burguer King – até o mundo dos cosméticos.
Tom pistache na decoração
Certamente, a decoração não poderia ficar de fora dessa tendência. O verde é um tom já muito popular nos interiores. Muito versátil, ele transmite sensação de frescor e tranquilidade, o que permite o uso em qualquer ambiente. “O tom vai muito bem com a estética kitsch, o estilo romântico, décor provençal, décor campestre ou mesmo mais clássico. Variando conforme o projeto arquitetônico empregado no ambiente”, afirma a arquiteta Mari Milani.
Para quem deseja utilizar o tom pistache na decoração, a sugestão de Mari é combiná-lo com seus tons complementares: os rosados e avermelhados.
Outra possibilidade é associá-los aos tons neutros. “O que sempre são bem-vindas para arrematar o projeto, como o branco, o cinza e o preto são escolhas acertadas”, afirma.
Confira projetos com a cor pistache e inspire-se
Neste projeto, o escritório Escala Arquitetura apostou no tom para complementar o estilo provençal dos armários.
Ana Rozenblit também utilizou o tom verde para os armários de sua cozinha, porém, apesar de eles também terem um toque provençal, a bancada preta confere um toque contemporâneo.
A decoração deste mini apê de apenas 24 m², assinada pela MBV Arquitetura, foi inspirada no estilo japandi. A parede verde transmite a atmosfera zen almejada.
Mesmo os detalhes fazem a diferença! Neste projeto, Mari Milani utilizou uma poltrona com pufe na cor pistache criando um cantinho de leitura.
A marcenaria multifuncional é o grande destaque deste projeto de Fabiana Cyon e Ana Paula de Castro.
Outro exemplo da combinação de pistache com um tom rosado complementar é este banheiro também projetado por Mari Milani.
Receita de pistache
Para completar, não poderia faltar uma receita de pistache! A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires de Lima, compartilhou esse saboroso prato que foge das convencionais sobremesas.
Benefícios do pistache na alimentação
“O pistache é uma oleaginosa que pertence à família de outros frutos, como amêndoas, nozes e castanhas. Ele se destaca por ser rico em fibras, além de triptofano, vitamina B6 e magnésio, nutrientes estes que, em conjunto, ajudam no funcionamento intestinal, no relaxamento muscular e no sono”. A nutri também destaca que a fruta é uma fonte de proteína e gordura monoinsaturada.
Pistache emagrece?
Apesar de ser fonte de gordura, Thamiris diz que ele pode ser um aliado na perda de peso, desde que consumido na porção ideal. “A porção de 20g de pistache sem casca ao dia é super benéfica à saúde, fornecendo 113kcal – sendo 5g proteína e 10g de gordura, auxiliando bastante no controle de saciedade e peso”, finaliza.
Receita de pesto de pistache
Ingredientes
- 1 xícara de chá de pistaches crus
- 1/2 xícara de chá de azeite de oliva extra virgem
- 1 dente de alho
- 2 xícaras de chá de folhas de manjericão fresco
- 1/2 xícara queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Em um processador de alimentos ou liquidificador, pulse os pistaches até ficarem picados.
- Adicione o manjericão, o alho e o queijo parmesão. Pulse novamente.
- Com o processador/liquidificador ligado, despeje lentamente o azeite até obter uma mistura homogênea.
- Tempere com sal e pimenta a gosto.