Continua após publicidade

Mais tempo em casa? Quartos multifuncionais podem ser a solução

A arquiteta Roberta Iervolino Giglio, do escritório Figa Arquitetura, explica como os quartos podem ter outras funções graças aos projetos de interiores

Por Redação
Atualizado em 8 ago 2024, 00h06 - Publicado em 17 fev 2021, 06h00
Quarto com parede neutra e cama de casal. Ao fundo, uma bancada com computador e cadeira de escritório
A leveza deste quarto é mantida na construção do home office. A profissional optou por uma mesa de madeira que apoiou o computador e a impressora. Projeto: Figa Arquitetura. (Thiago Travesso/Casa.com.br)

Com a pandemia de coronavírus, a casa virou muitas coisas: espaço de lazer, escritório, escola para as crianças. Nesse sentido, os cômodos multifuncionais tornaram-se tendência na decoração. O quarto conseguiu adaptar-se muito bem à nova realidade, absorvendo outros papéis, além de ser um refúgio para as noites de sono. A arquiteta Roberta Iervolino Giglio, à frente do escritório Figa Arquitetura, explicou como fazer projetos de quartos com um algo a mais.

quarto-multifuncional-figa-arquitetuea-thiago-travesso-04
Ao lado da cama, o móvel recebeu uma penteadeira. Além do espelho com iluminação, há um espaço para guardar joias ou maquiagens. Projeto: Figa Arquitetura. (Thiago Travesso/Casa.com.br)

“Os quartos hoje em dia não se resumem a ter uma cama, mesa de cabeceira e um móvel para TV. Sem esquecer o conforto, é possível projetá-lo de acordo com a rotina de cada cliente”, explica a arquiteta.

Ao eleger o que esse cômodo irá receber é essencial priorizar a harmonia entre os elementos e a delimitação das áreas. As medidas disponíveis também devem influenciar nesse processo, sobretudo na escolha dos móveis que irão compor o local. Afinal, itens desproporcionais poderão comprometer a circulação e/ou causar uma sensação de confusão visual.

1) Home office

 

quarto-multifuncional-figa-arquitetuea-thiago-travesso-01
Neste quarto, a varanda foi transformada em um home office para o casal de moradores. Gaveteiro e prateleiras ajudaram a organizar os itens. Projeto: Figa Arquitetura. (Thiago Travesso/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Por causa da crescente necessidade de trabalhar em casa, os projetos estão privilegiando a presença de um escritório organizado. Assim, muitos moradores preferem montar esse espaço no quarto, local mais reservado e calmo. “Quando incluímos o home office no quarto sempre recomendo que ele seja mais leve: um apoio para o notebook e algumas gavetas para os documentos. Isso impede que um ambiente tão relaxante seja descaracterizado”, aconselha Roberta.

quarto-multifuncional-figa-arquitetuea-thiago-travesso-02
(Thiago Travesso/Casa.com.br)

Em casos em que há uma varanda, o escritório pode ser montado nela, integrado ao cômodo. Dessa forma, ele pode ser mais completo, principalmente se houver uma porta ou algo que ajude a separar o espaço de dormir do de trabalhar. O equilíbrio é fundamental!

2) Penteadeira

 

quarto-multifuncional-figa-arquitetuea-thiago-travesso-03
(Thiago Travesso/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“Cada vez mais as moradoras estão solicitando um cantinho para a penteadeira dentro dos dormitórios. Assim, elas conseguem se arrumar com mais facilidade”, conta Roberta. Além de oferecer praticidade ao ser instalado perto dos itens pessoais, a peça garante um charme especial ao cômodo e um local de cuidados pessoais.

3) Sala de TV

 

quarto-multifuncional-figa-arquitetuea-thiago-travesso-05
A suíte recebeu uma confortável sala de TV. O tom do sofá acompanha a paleta neutra que marca presença nos demais itens. Projeto: Figa Arquitetura (Mariana Orsi/Casa.com.br)

Mesmo em uma casa com uma sala de TV perfeita para reunir a família, muitas pessoas sonham com um espaço mais reservado para assistir filmes e séries no quarto. Dessa maneira, é possível aproveitar o momento de relaxamento sem muitas interferências externas.

quarto-multifuncional-figa-arquitetuea-thiago-travesso-06
(Mariana Orsi/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“Uma dica imprescindível em relação ao sofá é escolher um modelo aconchegante para não pesar no ambiente. A sua altura deve ser menor do que a da cama, priorizando a harmonia dos elementos”, recomenda a profissional.

4) Closet

Painéis em madeira pau ferro contrastam com laje de concreto neste apê. Projeto de Estúdio Pluri. Na foto, quarto, cama de casal, cabeceira de couro marrom, closet aberto.
(Miti Sameshima/Divulgação)

Nem sempre há espaço disponível para a construção de um closet separado do dormitório. Nessas situações, o ideal é fazer uma composição equilibrada entre os armários e o local de dormir. Para que o ambiente não fique sobrecarregado, os móveis devem integrar e não separar o cômodo.

Quarto claro com cama de casal e closet integrado com marcenaria cinza
(Kadu Lopes/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“O que não pode faltar são as portas dos armários. É inviável deixá-los abertos, pois isso criará uma sensação de desorganização. Nesse caso, o recomendado é instalar portas de correr que ocupem menos centímetros”, finaliza a arquiteta.

Publicidade

Publicidade