Continua após publicidade

Quais são as cores que combinam com cinza na decoração

O arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, conta como aplica o cinza em seus projetos com sugestões de cores para combinar.

Por Redação
24 out 2024, 13h00

Se em algumas situações o cinza já soou como uma cor apagada e sem graça, a mesma conceituação não se aplica para a arquitetura de interiores. Seja nos projetos residenciais, como também nos corporativos, o cinza alçou a posição de tendência para fixar sua presença permanente.

Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, varanda com espaço gourmet e mesa de refeições.
Neste projeto da BMA Studio, a sala de jantar migrou para a varanda. A mesa de jantar mostra mais uma possibilidade do cimento queimado: o material está na base e tampo do móvel, e também no bandô de madeira da cortina | Projeto BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Considerada como uma cor neutra, o cinza se enquadra muitíssimo bem em propostas mais sofisticadas, combinando com tonalidades mais quentes, como também abre frente para a realização de ambientes despojados, porém sem excessos. “Além de expressar uma frequência mais clean, o cinza simplifica as possibilidades de planejamento”, afirma o arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio.

Projeto de BMA Studio. Na foto, quarto com cama e roupa de cama cinza e trilho de spot.
Apostar em cabeceiras cinzas pode ser uma boa ideia quando se tem elementos amadeirados na composição dos móveis, segundo o arquiteto Bruno Moraes| Projeto BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

No quesito praticidade, ele atribui outra significativa vantagem: ‘esconder’ a sujeira. “Ele não deixa as indicações tão aparentes e, para quem tem pets que soltam muito pelo, é uma perfeita opção para auxiliar a necessidade de manutenção”, argumenta.

Quais são as cores que combinam com cinza na decoração

5 pontos importantes para escolher o box do banheiro. Projeto de BMA Studio. Na foto, banheiro, metais pretos, parede cinza.
Projeto de BMA Studio. (Mariana Orsi/Divulgação)
Continua após a publicidade

O cinza tem a facilidade de determinar composições muito criativas. De acordo com o arquiteto, a tonalidade conversa muito bem com o preto e gradientes de amadeirados. O próprio branco – muitas vezes compreendido como ausência de cor –, quando combinado com nuances mais claras de cinza, abre um efeito interessante. “Gosto muito de lançar mão do cinza bem clarinho em paredes com forro de gesso e rodapés brancos”, acrescenta.

Projeto de BMA Studio. Na foto, sala de jantar integrada com cozinha com mesa oval cinza e cadeiras laranja.
Na sala de jantar, a mesa cinza se destaca por seu formato oval e dialoga com os demais elementos que acompanham a paleta. No contraponto, o terroso é evidenciado nas cadeiras e o no brick de tijolinho adotado na parede pelo arquiteto Bruno Moraes | Projeto BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Nos projetos assinados pelo arquiteto, o cinza também entra em cena como uma cor secundária, sempre com o intuito de valorizar os outros tons e objetos de decoração. “Mas é claro que essa decisão vai depender de qual é a cor protagonista e a quantidade em que ela aparece no ambiente”, complementa.

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, quarto com home office, papel de parede amarelo geométrico.
Projeto de Luciana Patriarcha. (Robson Figueiredo/Divulgação)
Continua após a publicidade

A combinação com o amarelo também ficou popular, sobretudo após a Pantone anunciar tanto o Ultimate Gray quanto o Illuminating como suas Cores do Ano em 2021.

Azulejos coloridos no décor. Projeto de BMA Studio. Na foto, cozinha, armários ripados.
Projeto de BMA Studio. (Guilherme Pucci/Divulgação)

Em quais estilos de decoração podemos incluir o cinza?

Serralheria e linhas formando grids dão ar urbano à apartamento de 70 m². Projeto de Nati Minas Estúdio e Gabriela Mestriner. Na foto, sala de estar industrial, sofá modular branco.
Projeto de Nati Minas Estúdio e Gabriela Mestriner. (Manuel Sá/Divulgação)
Continua após a publicidade

O cinza marca presença em todos os estilos decorativos, entretanto, no industrial ele é o protagonista. “A cor é presença certa em lajes aparentes, vigas e pilares em concreto armado, além do piso em cimento”, relata Bruno. Um dos benefícios do cinza, como já citamos aqui, é a sua neutralidade e simplicidade para conciliar com outros elementos. No passado, a cor estava fortemente atrelada aos estilos arquitetônicos que usavam e abusavam do concreto, como o Modernismo e o Brutalismo. Todavia, levando em consideração que algumas modas sempre voltam e se renovam, hoje consideramos o cinza como uma cor de equilíbrio nos ambientes.

Quais são as cores que combinam com cinza na decoração. Projeto de BMA Studio. Na foto, quarto, estante de nichos, parede de tijolinhos.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

O que a cor cinza transmite?

Cozinha americana; cozinha integrada cinza com bancada branca e marcenaria cinza escura.
Nessa cozinha com ilha central, as escalas de cinza se sintonizam com o quartzo branco da bancada projetada pelo arquiteto Bruno Moraes | Projeto BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Na escala cromática, o cinza se encaixa em uma disposição intermediária entre o branco e o preto. Apesar de não ser uma das escolhas mais populares, transfere para o ambiente sutileza, versatilidade e elegância. Segundo o arquiteto Bruno Moraes, as tonalidades podem contribuir de várias formas para o projeto de interiores – seja com uma essência positiva ou negativa.

Continua após a publicidade
Varanda integrada; cantinho de leitura com poltrona cinza, pufe e luminária de piso
Projeto de BMA Studio. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

“O cinza entrega sensações aconchegantes quando utilizado em lugares claros. Por outro lado, quando aplicado demasiadamente em tons mais escuros, pode transformar o décor em uma atmosfera mais reclusa”, analisa Bruno. Para ele, assim como o branco representa a paz no ocidente e morte no oriente, o cinza manifesta uma dualidade interessante e que precisa de cuidado e atenção. Dependendo da proporção aplicada em um ambiente e à questão cultural do morador, a cor transmitirá frequências diferentes.

 

Publicidade

Publicidade