8 projetos que usam nichos e prateleiras de forma bonita e criativa!
O arquiteto Bruno Moraes, do BMA Studio, compartilha projetos e dicas de como utilizar nichos e prateleiras na decoração da casa das mais diversas formas.

Nichos e prateleiras são elementos muito úteis na arquitetura. É ali que os moradores podem revelar sua personalidade e incorporar elementos pessoais na decoração.
A delicadeza do design está na capacidade de integrar os nichos e as prateleiras de maneira a contribuir com a atmosfera desejada sem monopolizar a atenção. “Um nicho mal alinhado ou com espaçamento incorreto compromete seu foco principal que é o de valorizar o objeto exposto”, recomenda o arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio. Veja projetos do profissional e inspire-se:
Estante de nichos

Na sala de estar deste apartamento, o arquiteto optou pelo uso de pinos invisíveis para criar o efeito de prateleiras e nicho flutuantes, proporcionando um visual moderno e elegante à biblioteca.
Para casos em que os objetos expostos são mais pesados, o profissional reforça que calcular o peso dos itens é fundamental garantir a segurança. “Para entender a carga suportada, analisamos o material da própria prateleira. Uma de vidro é diferente de uma de madeira que, por sua vez, também não é semelhante a um modelo de metal”, compara o arquiteto. Em uma parede de drywall, ele diz que o ‘problema’ é resolvido com a instalação de um reforço nos montantes internos da estrutura de Drywall. “Isso é muito comum e executamos frequentemente em reformas e obras”, diz.
Nichos com violão
Neste projeto, o nicho onde está o violão era um shaft de hidráulica do prédio que foi fechado com paredes de gesso. Com as medidas do instrumento musical, Bruno criou um nicho de madeira e revestiu com serralheria para o aproveitamento do espaço ocioso. Ele manteve a tubulação que passava no shaft nas laterais do violão.
Nichos para temperos de cozinha

Uma dica do profissional é apostar em nichos abertos para exibir itens decorativos e úteis no dia a dia, como potes de especiarias, vasos de plantas ou utensílios. Nesta cozinha, os temperos da cozinha ficam sempre à mão.
Nichos em volta de TV
As prateleiras robustas em marcenaria se entrelaçam e formam nichos que emolduram a TV nesta sala. Para suportar o peso do acervo literário do morador, Bruno precisou ter consciência sobre o peso, a quantidade e as dimensões dos livros.
Nichos para aproveitar os espaços

Em imóveis compactos, as prateleiras e os nichos são peças-chave na otimização do aproveitamento do espaço, promovendo uma sensação de ordem. Neste projeto, vários nichos em marcenaria personalizada garantem que cada centímetro possa receber um objeto de valor ou lembrança.
Prateleira com cerâmicas

Uma peça delicada ou de grande valor sentimental não deve estar em nichos muito baixos que podem ser acessados por crianças ou pets. Neste apartamento, a coleção de cerâmicas chinesas fica exposta em uma prateleira acima da porta.
Prateleira em MDF
Prateleiras de MDF são uma escolha convencional na decoração de interiores devido à sua versatilidade, durabilidade e custo acessível. Nesta sala, os nichos abrigam uma planta do morador e completam a simetria da sala com o rack.
Prateleiras minimalistas

Para não pesar a estética, neste projeto, o arquiteto apostou em prateleiras esguias que fazem com que os objetos parecem flutuar nelas.