Peças de design nacional e uma vista de tirar o fôlego estão entre os atrativos do Fairmont Copacabana, primeiro hotel de bandeira canadense na América Latina e o mais recente projeto de Patricia Anastassiadis. A arquiteta é veterana nesse tipo de empreitada, responsável pela ambientação de vários hotéis, entre eles, do badalado Palácio Tangará, em São Paulo, além da concepção de unidades no Caribe e no Chile.
No Rio de Janeiro, o desafio foi preservar aspectos arquitetônicos e a atmosfera da construção carioca, priorizando o bem-estar e o conforto dos hóspedes. “O trabalho de retrofit é mais sutil. Envolve a afetividade, mexe com a memória que remete a lembranças e histórias”, afirma Patricia.
Na ambientação, o mobiliário passa por importantes nomes do design nacional, como Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Etel Carmona e Ronald Sasson, além de peças desenhadas pela própria arquiteta. Esculturas de Hugo França, cerâmicas de Heloisa Galvão e cestarias desenvolvidas por artesãos do Amazonas sob orientação de Sérgio J. Matos conferem brasilidade à estreia do grupo Fairmont Hotel & Resort no país. Nesta entrevista exclusiva, a profissional fala sobre o novo projeto e as mudanças de comportamento no mercado hoteleiro.
Este conteúdo é da Editora Olhares. Para acessar o texto na íntegra e ver mais fotos, clique aqui.