Conheça o Japandi, estilo que une o design japonês e o escandinavo

Em um momento que se busca o essencial na decoração, o interesse pelo estilo minimalista Japandi cresceu 100% no Pinterest

Por Redação
Atualizado em 11 fev 2021, 20h09 - Publicado em 10 fev 2021, 06h00
Sala de estar com piso em madeira. Mesa de apoio de fibras pretas em frente com vaso preto ocm planta. Sofá cinza com manta sobre o canto esquerdo e cachorro branco e marrom no centro deitado. Quadro abstrato azul marinho e branco na parede
(Reprodução Fastshop/Casa.com.br)

Você já ouviu falar de Japandi? A palavra é a junção de japonês com escandinavo e vem sendo utilizada para designar o estilo de decoração que une essas duas estéticas. Minimalista e essencial, o Japandi conquistou as plataformas de inspiração como o Pinterest, onde as buscas por ele aumentaram 100%, de acordo com o Pinterest Predicts.

Hack em madeira com costelas de adão em vaso de vidro sobre o tampo. Quadro abstrato azul marinho e branco na parede.
(Reprodução Fastshop/Casa.com.br)

O Japandi chama atenção por sua delicadeza, elegância e sensação de conforto para quem está no ambiente. Suas marcas registradas são:

  • minimalismo
  • simplicidade de linhas e formas
  • cores claras
  • materiais naturais rústicos como madeira e fibras
  • uso da filosofia Wabi-Sabi, que representa a beleza e estética do imperfeito
Continua após a publicidade

Para acompanhar a popularidade, diversas marcas de décor buscam novos insights na plataforma para desenvolverem produtos que façam sentido na vida das pessoas, assim como é o caso do Westwing.

japandi-reproduçao-02
(Reprodução/Casa.com.br)

“O minimalismo é tão complexo quanto o maximalismo, e ver a evolução de um estilo múltiplo é muito bacana. É belo poder trabalhar com a simplicidade das linhas arquitetônicas já conhecidas do scandi, unidas com a elegância do minimal japonês. O combo perfeito para o nosso país, com materiais mais naturais, sem excessos e funcionais. Na nossa coleção de móveis e utilitários RAW, feitos à mão, trouxemos foco na madeira rústica e acabamento de pátina, com opções fáceis de serem incorporadas a um espaço, com um quê Japandi. Por exemplo, o espelho, as bandejas, as mesas laterais e etc podem ser combinados entre si ou usados separadamente”, afirma Luana Guimarães, Designer de Produto no Westwing Brasil.

Continua após a publicidade
japandi-reproduçao-westwing-07
(Reprodução Westwing/Casa.com.br)

Já a marca MadeiraMadeira, primeiro unicórnio brasileiro de 2021, usou a tendência ao seu favor ao investir no desenvolvimento de produtos que auxiliassem na funcionalidade e adaptação dos ambientes, em um momento em que os consumidores passam mais tempo dentro de casa e buscam alternativas para transformar os espaços.

japandi-reproduçao-01
(Reprodução/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Isabela Caserta, Design de Produto na MadeiraMadeira, afirma que em 2020 nossas casas se transformaram em um espaço múltiplo, no qual a rotina de descanso, trabalho e estudos se esbarram pelos cômodos e brigam por espaço.

japandi-reproduçao-06
(Reprodução/Casa.com.br)

“O minimalismo e a funcionalidade presentes no estilo Japandi são essenciais para que, assim como nós, nossas casas possam se reinventar e se adaptar às nossas reais necessidades, sem deixar de ser um lugar de descanso. Acompanhando as necessidades dos nossos clientes e também as maiores tendências de comportamento no Pinterest, nossa linha exclusiva de móveis carrega os principais elementos do estilo Japandi: o aconchego e a resistência dos materiais naturais, aliada à praticidade dos móveis funcionais.”, completa.

Continua após a publicidade
japandi-reproduçao-03
(Reprodução/Casa.com.br)

Para Ademir Bueno, Gerente de Design e Tendências da Tok&Sto, o resultado do Japandi é o acolhimento relaxante. “A estética escandinava sempre fez parte das referências da Tok&Stok. O estilo Japandi é a evolução dessa estética, já que abre possibilidades para novas paletas de cores, adicionando tons mais escuros e terrosos, e torna o ambiente mais autêntico e personalizado.”

Publicidade