Assim como a moda, as tendências de estilos decorativos são muito cíclicas: uma hora o minimalismo está em alta, logo entra em pauta o estilo maxi; hoje o estilo industrial é utilizado constantemente em projetos, daqui a pouco será a vez do clássico. Mas um estilo que está sempre se repetindo é o vintage, favorito entre os nostálgicos.
Com a ideia de “quanto mais antigo, melhor”, o vintage faz referência à identidade conquistada entre as décadas de 20 e 80. Geralmente, trata-se de relíquias encontradas apenas em lojas de antiguidades ou naquelas passadas de pai para filho.
Entram dentro do vintage a gama de móveis escuros e barrocos, com ornamentos e pinturas douradas; itens decorativos elegantes e românticos; papéis de parede florais e delicados; e mesmo as cores vibrantes e alegres das décadas de 70 e 80.
Já o estilo retrô faz uma releitura do vintage com móveis novos, mas inspirados naqueles do passado. São exemplos retrôs aqueles móveis com pés de palito, estrutura de madeira e estampas coloridas.
Qualquer ambiente da casa pode receber um dos dois estilos e valorizar o projeto como um todo, principalmente se você adora uma nostalgia – assim a sua casa vai ter a sua cara e estará cheia de personalidade.
Confira abaixo algumas ideias de como inserir os estilos na decoração de sua casa:
Cozinha vintage
Um ótimo ambiente para aplicar o estilo vintage é na cozinha. Isso porque ela permite muitas opções de decoração, a começar pelos eletrodomésticos.
Eletrodomésticos coloridos são a cara da decoração retrô. Hoje em dia, há muitos modelos de geladeiras disponíveis no mercado – as cores vermelha e amarela costumam ser as mais procuradas. Mas você também pode optar pelo azul claro, um clássico do estilo retrô, que também pode ser combinado com o forno.
Para dar uma cara ainda mais antiga, opte por pisos com mosaico ou gemométricos e marcenaria colorida. Cortinas nas janelas também são bem vindas e, se houver espaço, escolha mesas e cadeiras feitas de madeira.
Quadros e placas de decoração vintage
Uma maneira fácil de dar um toque vintage à sua casa é inserindo quadros decorativos, especialmente aqueles com tipografias antigas, aparência envelhecida ou com logotipos de tempos passados.
A vantagem de usá-los é que, ao cansar, basta apenas trocar de quadro e dar ao espaço uma cara completamente nova!
Decoração vintage para quarto
No quarto, o morador que busca um estilo vintage pode explorar os papéis de parede florais e delicados e móveis com adornos, como a cabeceira vintage de uma cama. Além disso, penteadeiras de madeira costumam trazer um toque antigo ao espaço, bem como espelhos redondos, cortinas e poltronas.
Quanto à paleta de cores, pode-se optar pelo neutro ou, se há interesse em um pouco mais de cor, explorar aquelas complementares, como o rosa e o azul turquesa. Você pode utilizar, também, telefones de fio em modelos vintage coloridos e abajures que façam referência à época antiga.
Banheiros vintage
O banheiro é outro espaço que pode receber o décor vintage ou retrô, como uma opção mais econômica e viável. Você pode, por exemplo, explorar molduras de madeira para espelhos, pisos geométricos, puxadores de latão e banheira, bacia e cuba naquele verde abacate típico dos tempos antigos.
Outra ideia é usar o rosa clássico dos anos 60 nos azulejos. Além disso, apesar de um pouco estranho para os dias de hoje, você também pode incluir no espaço papéis de parede e uma poltrona – se houver espaço, claro. Abajures também ajudam a trazer essa vibe dos tempos de outrora para o ambiente.